• Home / Criação de Sites / Como Criar um…
Como Criar um Site Grátis

Como Criar um Site Grátis em 10 minutos (Incluindo Domínio e Hospedagem)

Você não leu errado, eu vou mesmo mostrar a você como criar um site grátis. E não só o site, vou mostrar a você como registrar um domínio gratuito e obter uma hospedagem gratuita também.

Pode parecer estranho você estar em um site de uma agência de criação de sites e ver um post falando sobre como criar um site grátis. No entanto, temos a responsabilidade de informar nosso mercado, nossos potenciais clientes, leitores e também nossos clientes atuais.

Se você me perguntar: Você é a favor ou contra criar um site grátis? Obviamente eu vou responder que SOU CONTRA! Mas, prefiro que você saiba o que fazer à encontrar referências sobre como criar um site grátis na internet e depois ser prejudicado.

No final do post, eu vou mostrar para você os meus pontos de vista sobre a criação de sites gratuitos, mas vamos seguir com o que eu prometi no título.

Como criar um site grátis em 10 minutos (Incluindo o Domínio e a Hospedagem)

Antes de mostrar a você o passo a passo de como criar um site grátis, quero deixar claro que minhas experiências com serviços e sites gratuitos não foram boas e que atendemos algumas pessoas com problemas sérios por estarem utilizando serviços gratuitos. Mas, se você quer correr o risco, fique a vontade.

Se você está pensando em criar um site grátis por falta de orçamento, deve considerar melhor as prioridades do seu negócio. A M3 Marketing Digital tem alguns pacotes acessíveis de criação de sites.

Então, vamos ao passo a passo…

Passo 1: Escolha um Domínio

Já falei em outro post sobre como registrar um domínio, mas vou mostrar a você agora como registrar um domínio gratuito para o seu site.

Existem alguns sites (Registrars) que oferecem o registro de domínios gratuitos. Vale dizer, que não serão domínios nacionais (.br) e também não serão domínios com TDLs comuns (.com, .net, .org, etc). Mas, se isso não for um problema, vá até o site da Freenom.

Você vai pesquisar e escolher uma das opções de domínios gratuitos. Se você quiser registrar um bom domínio, pode seguir nosso outro guia – clique aqui.

Depois que você tiver feito a escolha do domínio e cadastro, ele deve pedir o IP ou DNS, mas você deve ignorar isso por enquanto.

Se você tiver qualquer problema com o Freenom, pode acessar este o site GetFreeDomain.

Disclaimer: Tenho que dizer que eu não me responsabilizo por estes registros de domínio, nem que vão continuar funcionando. Outro detalhe é que você vai encontrar estes domínios gratuitos lá fora, portanto, os sites estarão em outros idiomas. Também existem opções dos servidores de hospedagem que oferecem domínio grátis.

Depois você deveria dar uma lida neste post: Domínio Gratuito existe, mas, devo usá-lo? (Tableless)

Passo 2: Obter uma Hospedagem Gratuita

Assim como o domínio, se você fizer uma pesquisa no Google sobre Hospedagem Gratuita, você deve encontrar alguns servidores que oferecem este tipo de serviço. Um desses sites é da Hostinger, que oferece 2Gb de espaço, 100Gb de Tráfego, PHP e MySQL grátis.

Se você quiser ter dezenas de opções, pode tentar encontrar no site Free Web Hosting. Apesar de uma lista de, atualmente, 156 provedores de hospedagem gratuita, nem todos oferecem suporte para todos os tipos de domínios gratuitos. Assim, você pode tentar começar com o site ServersFree.

Faça o cadastro utilizando o domínio que você registrou no passo anterior.

Depois de se inscrever para uma conta de hospedagem gratuita, você deverá receber um e-mail com as instruções de acesso: nome de usuário, senha, acesso ao painel, FTP e DNS, etc. Copie estes dados para um arquivo de texto (*.txt) e deixe-o aberto.

Você deverá voltar no painel onde administra o domínio e deve configurar o DNS que recebeu do provedor de hospedagem para que seu domínio aponte para o lugar certo, mostrando corretamente o seu site.

Passo 3: Escolha a plataforma

A escolha da plataforma é um passo importante, pois você deve considerar vários fatores: Usabilidade, Facilidade de Uso, Design Responsivo, Otimização para Motores de Busca (SEO), Codificação, Publicidade Embutida, etc.

Existem muitas plataformas disponíveis para criação de sites gratuitos: Wix, Webnode, Jimbo, Weebly e até o Google. Mas na minha opinião, pelos fatores que mencionei acima, você deve escolher o WordPress, que não é bem uma plataforma como as que eu falei, mas também é gratuito. Na verdade é por isso que mostrei como criar uma conta de hospedagem gratuita.

WordPress é um CMS – Sistema de Gerenciamento de Conteúdo – uma plataforma completa de criação de sites que vai oferecer a você total controle sobre seu site, funcionalidades e design.

Agora, basta você instalar o WordPress na sua nova conta de hospedagem e pronto!

Veja o post Como Criar Sites no WordPress.

Apesar do WordPress ser gratuito, é o tipo de plataforma de criação de sites que você terá controle total, diferentemente das outras que citei. Exceto pelo domínio e hospedagem gratuitos, que podem deixar você na mão, já que não pagou por eles.

Se você seguiu estes 3 passos básicos você já deverá ter um site completamente grátis. Agora, quero compartilhar com você algumas opiniões sobre a criação de sites gratuitos.

Por que Nao Criar um Site Gratis

Criar um Site Grátis é possível, mas não recomendo! Por quê?

Bem, se você é realmente sério e comprometido com os resultados que espera obter na internet, você não vai querer criar um site grátis. Fazer isso é como construir um castelo na areia, é como construir uma casa no terreno dos outros – Você não quer isso, pode apostar.

Um dos principais motivos para eu ser contra criar um site grátis diz respeito à credibilidade. Você acha que seus visitantes, leitores, potenciais clientes terão credibilidade no seu site gratuito? Você acha que o Google vai dar o mesmo peso para sites totalmente grátis e sites que seguiram todo protocolo – registraram um domínio, contrataram uma hospedagem e criaram seu site utilizando uma plataforma CMS confiável? Posso afirmar: Não vão!

Na verdade, você deve saber que os motores de busca até ignoram algumas dessas plataformas de criação de sites grátis. Isso é tudo que você não quer – não ser encontrados nas buscas do Google.

Você também nunca terá controle total sobre o site e nunca poderá prever o que vai acontecer no futuro. Aqui estão apenas algumas das coisas mais comuns que acontecem ao criar um site grátis:

  • Aparecer banners e links publicitários no seu site de uma hora para outra
  • O site pode ficar fora por algum tempo
  • Você não vai conseguir adicionar todas as funcionalidades que desejar
  • Não vai ter grandes garantias e nem suporte
  • Você também não sabe se o serviço continuará sendo gratuito.

Agora, eu poderia ficar aqui listando centenas de motivos para você não seguir no caminho do grátis. Mas, prefiro que você pesquise mais sobre isso, até para não achar meu conteúdo tendencioso.

Sei que você pode estar com medo!

Eu entendo que muitas vezes você as pessoas têm medo do desconhecido e querem diminuir o risco, por isso pensam em criar um site grátis. Entendo, de verdade! Eu mesmo já passei por isso um dia e sei o que você está considerando.

Você precisa saber que a criação de sites hoje em dia é muito acessível, muito simples, que você não depende de ninguém para isso e, mesmo que pague pelo serviço, ainda assim custará infinitamente menos do que qualquer iniciativa offline – considerando a mesma amplitude.

Registrar um domínio é muito barato, algo em torno de R$30-40 por ano. Hospedar seu site em um bom servidor deve custar inicialmente em torno de R$50-60 reais mensais.

Ferramentas como o WordPress também democratizaram demais o acesso a tecnologia de ponta para a criação de sites. Você obtém um site com os principais recursos disponíveis por muito pouco.

Criar um Site Grátis não combina com um negócio sério

Incrivelmente, muitas pessoas querem desenvolver um negócio na internet, melhorar a presença digital da sua empresa e optam por criar um site grátis. Mas, você provavelmente nunca ouviu falar de um caso de sucesso de alguém que conseguiu chegar lá sem gastar dinheiro nenhum com seu site.

Os consumidores estão informados e vão saber que você não deu valor ao próprio site, que aliás representa a sua empresa na internet. Então, como poderiam ter confiança em você?

O melhor caminho para seu negócio

Se você está fazendo experiências, se está criando algo pessoal, eu nem vou insistir tanto com você. No entanto, se estamos falando sobre a criação do site da sua empresa ou negócio, espero de coração que tenha entendido um pouco do meu ponto de vista, e que isso seja capaz de desestimulá-lo sobre criar um site grátis.

O melhor caminho é registrar o domínio que melhor possa representar seu negócio, contratar um Host confiável e utilizar uma plataforma segura, especialmente um CMS.

Se você está com medo e precisa de ajuda para criar o seu site, nós podemos ajudar. Temos pacotes de criação de sites acessíveis. Além disso, temos mais de uma década de experiência na criação de sites profissionais. Para que você não tenha com que se preocupar, oferecemos aos nossos clientes suporte gratuito por 1 ano inteiro.

Solicite um Orçamento Grátis agora mesmo!

Espero que este conteúdo tenha sido útil para você. Deixe-me saber sua opinião nos comentários.

Te vejo no próximo post,

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *