Copywriting é sobre criar principalmente textos claros, bem escritos e que incentivam seu potenciais clientes a agirem.
Isso é especialmente importante para seu site ou landing page, que funciona como o “quartel general” online da sua empresa.
Então, você precisa incluir informações suficientes para mostrar por que seus visitantes devem comprar seu produto ou fazer outro tipo de conversão, sendo, ao mesmo tempo, informativo mas persuasivo.
Quando o copywriting é bem feito, seu texto – e suas páginas – pode servir como uma ferramenta de vendas eficaz – mas escrever geralmente é mais fácil falar do que fazer.
Portanto, compilamos 14 dicas matadoras para para ajudá-lo a escrever uma ótima copy para o site da sua empresa.
Mas, antes de te mostrar as 14 dicas acionáveis que você pode usar na sua copy ainda hoje, vamos alinhar o conceito, caso não lhe seja familiar, ok?
O que é Copywriting?
Copywriting é uma forma de escrita persuasiva usada em ações de Marketing e Vendas, como o conteúdo de e-mails, sites, anúncios e cartas de vendas, por exemplo.
Assim como o marketing de conteúdo, o copywriting também é uma forma de criação de conteúdo.
Entretanto, Copywriting refere-se principalmente às palavras que usamos em nossas páginas – ou carta de vendas – que motivam um visitante a tomar uma ação imediata.
Portanto, Copywriting é essencialmente o seu discurso de vendas, apresentado em diversos tipos de páginas – do site, landing pages, páginas de vendas, e até em e-mails, etc.
Desse modo, Copywriting podem incluir:
- Um texto sobre seu negócio e como ele surgiu
- Uma descrição de seus produtos ou serviços
- Qualquer conteúdo detalhado escrito sobre um produto específico
- Os títulos no topo de suas páginas
- Os e-mail de boas-vindas e transacionais que você envia para sua lista
Basicamente, qualquer conteúdo escrito que você coloca em seu site na tentativa de convencer alguém a fazer algo, ler algo ou comprar algo pode ser considerado Copywriting.
Vamos, finalmente, às dicas para você dominar o Copywriting!
Dica #1: Pesquise antes
Antes de escrever uma página sobre um determinado tópico, você vai querer saber o máximo possível sobre ele.
Desse modo, você deve ir além de apenas olhar os primeiros sites nos resultados de pesquisa do Google.
Parte de ser um bom Copywriter é mergulhar no assunto.
Portanto, você vai querer fazer tanta pesquisa quanto você precisa para obter uma compreensão completa do assunto.
Assim, quanto mais familiarizado você estiver com um tópico, mais fácil será criar o seu próprio para escrever sua própria copy sobre ele.
Além disso, pesquisar online dá a você uma noção de quais tipos de conteúdo já existem sobre um determinado assunto e a oportunidade de criar algo único.
Dependendo do seu setor, você também pode optar por criar conteúdo sobre tópicos complexos.
Nesse caso, seu objetivo com a pesquisa deve ser entender o tópico que você está abordando e, em seguida, escrevê-lo de uma maneira que faça sentido para seu público-alvo.
Dica #2: Prove o que está falando
Embora você possa publicar quase tudo o que quiser em seu site, você precisa incluir fontes, fatos e estatísticas para estabelecer credibilidade com seus leitores.
Porque fontes confiáveis ajudam a validar seus artigos e mostram aos visitantes que eles podem confiar no que estão lendo em seu site.
Contudo, isso também vale para informações sobre sua empresa e produtos.
Não basta fazer como a maioria que a gente vê por aí e dizer que seu negócio é ótimo e que seus clientes atuais estão super satisfeitos.
Entretanto, seus visitantes sabem que você é tendencioso em relação à sua própria marca e querem uma prova clara dessas afirmações.
Desse modo, você pode fornecer isso na forma de prova social – avaliações, depoimentos ou um portfólio – para dar às pessoas a confiança de que sua empresa é excelente.
Dica #3: Mostre o ponto mais importante primeiro
Copywriters geralmente cometem o erro de começar com longas introduções que “acumulam” seus principais argumentos.
Contudo, embora esta seja uma abordagem apropriada para trabalhos de pesquisa, muitas vezes não se traduz em uma copy eficaz para suas páginas da web.
Muitas pessoas usam motores de busca com o objetivo de encontrar informações rapidamente e desejam encontrar uma resposta facilmente depois de visitar um site.
Portanto, se sua copy dificulta a localização de fatos ou informações importantes, você provavelmente os perderá.
Você precisa incluir as informações mais importantes no início de suas páginas.
Além disso, uma vez que um visitante encontra a resposta que está procurando, ele pode ser compelido a ficar e aprender o porquê dessa resposta, ou ler mais informações sobre o assunto.
Você pode incluir informações complementares para ajudá-los a aprender mais — mas na maioria dos casos, você não deve abusar muito disso.
Dica #4: Conheça seu público
Obviamente, Copywriting eficaz requer uma compreensão de para quem você está escrevendo.
Além de simplesmente transmitir informações, você precisa estar ciente do estilo e do tom de voz que usa em toda a sua Copy.
Diferentes públicos respondem a diferentes estilos de escrita, e quanto melhor você tiver uma ideia de quem está lendo seu site, mais efetivamente poderá se comunicar com eles.
Portanto, se você tem uma ideia concreta do público-alvo da sua empresa, pode usar isso para orientar seus esforços de copywriting.
Você também pode utilizar informações demográficas de ferramentas como o Google Analytics para obter informações sobre quem está visitando seu site e lendo sua copy.
Assim, você deseja tornar seus artigos o mais relacionáveis possível para seus leitores, e essas informações podem ajudá-lo a atingir esse objetivo.
Dica #5: Concentre-se nas necessidades do seu público
Seguindo a mesma linha da dica anterior, você deve sempre manter o foco no seu público e nas necessidades dele.
Assim, depois de saber quem é seu público-alvo, você pode escrever uma copy que atenda às necessidades deles ou os ajude a resolver um problema específico.
Copywriting serve para mostrar como seus produtos ou serviços podem ajudar seu público a resolver problemas específicos, mas não deve se concentrar apenas em sua empresa.
Seu objetivo deve ser mostrar ao seu público que você entende as necessidades dele e quer ajudar a resolvê-las.
- Em muitos casos, isso pode assumir a forma de informações e artigos úteis.
Se você está escrevendo uma página sobre um problema comum que seu público-alvo enfrenta, pode começar explicando possíveis soluções – mesmo que nem todas envolvam a contratação de sua empresa.
Desse modo, você mostra que realmente se preocupa em ajudar seus visitantes a encontrar a solução que funciona melhor para eles, e não apenas em ganhar dinheiro.
Claro, não há problema em mencionar seus serviços – afinal, é o seu site.
Mas o foco sempre deve permanecer no seu público e em como você pode atender às suas necessidades.
Dica #6: Vá com calma no jargão
Enquanto você está escrevendo uma Copy, pode ser fácil esquecer que nem todos os seus leitores estão familiarizados com o seu setor como você.
Essa é outra razão pela qual é importante conhecer seu público e seu nível de familiaridade com os tópicos sobre os quais você está escrevendo.
43% dos adultos lêem no nível básico ou abaixo do nível básico de alfabetização, e muitos deles podem ser seus clientes em potencial.
Mas além da compreensão da escrita, é importante lembrar que cada setor tem seu próprio conjunto de terminologia que o público em geral pode não estar familiarizado.
Sim, você quer parecer profissional e conhecedor da sua área de atuação, mas isso não significa usar termos que confunda seus clientes em potencial.
Certifique-se de “soletrar” quaisquer acrônimos em seu primeiro uso e defina termos com os quais o leitor médio não estaria familiarizado.
Desse jeito, você evitará alienar os leitores, ou pior, perder clientes em potencial simplesmente porque sua copy é muito técnica ou confusa.
Dica #7: Seja claro e conciso com Copywriting
Quando você quiser mostrar um ponto específico, faça-o o mais rápido possível.
Portanto, não se arraste por vários parágrafos longos para explicar uma ideia que poderia ser feita em duas frases.
Além de ser um princípio básico de boa escrita, isso é cada vez mais importante, uma vez que a capacidade de atenção dos leitores está diminuindo.
Em média, as pessoas gastam apenas 37 segundos em um artigo – então você precisa transmitir seu ponto de vista de uma maneira curta e agradável.
Dica #8: Use voz ativa
É muito fácil manter uma voz passiva, especialmente quando você está escrevendo tentando soar profissional – mas isso na verdade cria o efeito oposto do que você deseja.
Por incrível que pareça, a voz ativa faz com que sua copy soe mais autoritária e, na maioria dos casos, é mais fácil de ler.
Dica #9: Destaque os benefícios
Ao discutir seus produtos ou serviços, sempre os enquadre em termos dos benefícios que eles oferecem, e não apenas suas características.
Assim, se alguém está pensando em se tornar um cliente, eles querem saber como você pode ajudá-los a resolver um problema ou alcançar uma meta.
Portanto, mantenha o foco no que você pode fazer por eles, em vez de simplesmente destacar os recursos ou detalhes de seus produtos.
Você vai querer incluir detalhes, é claro, mas para serem informações complementares sobre como você ajuda seus clientes a ter sucesso.
Dica #10: Seja transparente
Em muitos setores, é comum que os clientes em potencial sejam céticos em relação a certas coisas ou tenham reservas quanto ao investimento em um serviço.
Portanto, as preocupações mais comuns estão relacionadas ao custo, qualidade e eficácia que cada empresa oferece.
Assim, seu primeiro instinto pode ser evitar mencionar essas preocupações, mas essa não é uma boa abordagem.
Em vez disso, aborde as preocupações de frente e explique como sua empresa lida com os desafios que eles tem e que seu produto ou serviço pode ajudar.
Por exemplo, se você usa ferramentas específicas para medir e relatar o trabalho que faz para seus clientes, explique quais são essas ferramentas.
Quando você é transparente sobre como sua empresa opera, você pode acalmar a mente de seus clientes em potencial e deixá-los mais à vontade para comprar ou fazer parceria com você.
Portanto, a transparência ajuda a criar confiança em seus serviços e, em muitos casos, também o diferencia de seus concorrentes.
Isso é especialmente verdadeiro em setores em que muitas empresas não têm certeza sobre partes específicas do que fazem – e você pode ajudá-lo a estabelecer uma reputação de ser uma marca mais aberta e honesta.
Dica #11: Copywriting precisa ser visualmente atraente
Embora o objetivo principal do copywriting seja transmitir informações, também é importante lembrar o aspecto visual do conteúdo online.
Páginas compostas de nada além de grandes blocos de texto podem ser pouco atraentes para os visitantes e impedir que seus leitores cheguem até o fim.
Felizmente, algumas mudanças simples de formatação podem fazer sua copy parecer muito mais fácil de ler.
Assim, como você vê nesse mesmo texto, uma ótima prática a ser adotada para conteúdo online são parágrafos curtos.
Parágrafos menores fazem os artigos parecerem menos intimidantes e mais fáceis de ler para os leitores.
Você também pode usar subtítulos para ajudar a dividir o texto ao passar para uma nova ideia e elementos visuais, como fotos e gráficos, para dividir as seções.
Esses elementos são uma maneira fácil de tornar uma página visualmente mais interessante.
os elementos visuais podem aumentar a vontade do leitor de ler seus artigos.
Além disso, conteúdo com elementos visuais obtém 94% mais visualizações do que o conteúdo que possui apenas texto.
Adicionar algumas fotos ou gráficos pode ser exatamente o que você precisa para aumentar o valor de cada uma de suas páginas.
Dica #12: Escreva títulos (headlines) que chamem a atenção
Os títulos das suas páginas são as primeiras coisas que os leitores em potencial verão nos resultados dos mecanismos de pesquisa ou nas mídias sociais.
Portanto, se um título não for interessante, a maioria dos leitores não clicará no seu artigo para ver se ele contém as informações que eles desejam.
Assim, quando você cria seu título, ele deve ser uma representação precisa do conteúdo do artigo e interessante o suficiente para que os pesquisadores fiquem intrigados em saber mais.
Então, certifique-se de que seu título transmita o que alguém pode esperar aprender visitando uma página, sejam 10 dicas para realizar uma tarefa específica ou uma visão geral de um serviço específico que você oferece.
Você quer que as pessoas saibam o que vão ganhar visitando seu site.
Você também deve manter os resultados dos mecanismos de pesquisa em mente ao escrever seus títulos.
O Google exibe apenas os primeiros 70 caracteres do seu título antes de cortá-lo com reticências, portanto, você precisa manter seus títulos abaixo desse limite para que os usuários vejam tudo.
Dica #13: Use um formato “skimmable”
Muitos usuários da Internet utilizam mecanismos de pesquisa para encontrar informações rapidamente e percorrem as páginas em que clicam para encontrar exatamente o que precisam.
Assim, se um usuário não tem tempo para ler um artigo inteiro, ele quer ser capaz de identificar pontos-chave por meio de uma leitura rápida.
Portanto, muitos leitores irão ler seu artigo, então você precisa estruturar seus artigos de uma forma que seja útil para esses leitores.
Você pode usar listas e subtítulos para facilitar a escolha das informações mais relevantes para eles.
Em caso de dúvida, lembre-se de três regras simples de formatação para tornar o conteúdo skimmable:
- use parágrafos curtos e fortes,
- títulos e subtítulos claros e fáceis de ler
- texto em negrito para enfatizar palavras-chave, frases ou frases.
Dica #14: Inclua chamadas para ação (CTAs) claras
Cada página do seu site precisa incluir uma chamada para ação – frase de chamariz – clara.
Embora nem todos os visitantes do site estejam prontos para fazer uma compra ou entrar em contato com você, você quer ter certeza de que é fácil para eles saberem mais sobre sua empresa ou entrarem no seu funil de vendas.
Contudo, suas chamadas para ação podem variar de acordo com a página.
Por exemplo, em páginas mais gerais, você pode incentivar os usuários a se inscreverem em sua lista de e-mail, enquanto em páginas mais específicas da empresa, você pode incentivá-los a baixar um teste ou guia gratuito.
Independentemente de qual ação você deseja que os visitantes tomem, você deve deixar claro e o mais fácil possível para eles darem o próximo passo.
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Escrever uma copy eficaz para um site pode ser um desafio, mas tem um grande impacto no sucesso geral do marketing digital.
Portanto, se você está pronto para melhorar seu conteúdo online, a M3 Marketing Digital pode ajudar.
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Sabemos o que é preciso para criar uma copy eficaz para empresas que vão desde lojas de comércio eletrônico até indústrias.
Quando você for nosso parceiro, estaremos dedicados à sua empresa — porque acreditamos que o sucesso de nossos clientes é o nosso sucesso.
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Dúvidas Frequentes
O que é Copywriting?
Copywriting é o processo de escrever textos persuasivos, como o conteúdo de emails, sites, catálogos, anúncios e cartas de vendas, por exemplo, para fazer a pessoa tomar uma ação
O que é Copywriter?
A pessoa ou profissional responsável pelo desenvolvimento do texto (também chamado de copy) é conhecido como Copywriter.
Como fazer Copywriting?
Listamos acima 14 dicas matadoras que você pode aplicar hoje, mas vale dizer que o foco do Copywriting é persuadir o público-alvo, principalmente através de gatilhos mentais.
O que são gatilhos mentais?
Os gatilhos mentais são estímulos que agem diretamente no cérebro capazes de provocar uma reação nas pessoas e tirá-las da zona de conforto.
Quando se fala em copywriting, também incluímos os gatilhos mentais, por serem considerados como “armas da persuasão”.
Desse modo, para fazer um bom – ou uma boa – copy é importante levar em consideração os seguintes gatilhos:
- Reciprocidade,
- Aprovação social,
- Afeição/afinidade,
- Autoridade,
- Compromisso
- Coerência,
- Escassez.
- entre outros