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15 Ideias de Marketing Gratuitas ou de Baixo Custo para Pequenas Empresas

Nesse conteúdo vamos mostrar Ideias de Marketing Gratuitas ou de Baixo Custo para qualquer empresa que busca crescimento no digital.

Nós focamos em pequenas empresas porque temos a missão de ajudá-las a se posicionar nos canais digitais para que possam prosperar.

Contudo, sabemos que a maior parte delas quer vir pro digital justamente porque não tem uma verba muito grande para investir no crescimento.

E não há nada de errado nisso, a internet é um solo fértil e, se você usar as ideias de marketing gratuitas ou de baixo custo que vamos mostrar…

Se negócio pode realmente alavancar!

Se você está lendo esse conteúdo, é provável que você seja proprietário de uma empresa, ou esteja a frente de uma, e quer prosperar, certo?

Vamos economizar seu tempo e revelar as melhores ideias gratuitas ou de baixo orçamento para promover sua empresa, dividindo-as em três grupos:

  1. Ideias de marketing grátis e rápidas
  2. Ideias de marketing gratuitas mas que exigem um pouco mais de esforço
  3. Ideias de marketing rápidas mas que exigem um pequeno investimento

Então, está preparado para começar a alavancar sua empresa no meio digital com ideias de marketing que servem para qualquer negócio.

Ideias de marketing grátis e rápidas

Estas estratégias de marketing são 100% gratuitas e não vão exigir grande esforço e nem muito tempo – até porque tempo é dinheiro!

1. Crie uma conta gratuita no Google Meu Negócio

Se você tem uma empresa local, ou seja, tem um endereço físico, ter um perfil no Google Business pode ser uma das melhores e mais eficazes estratégias de marketing gratuitas disponíveis.

Trata-se de um diretório de negócios geolocalizado que vai permitir que sua empresa apareça no Google Maps.

Além disso, você pode aparecer em pesquisas locais no Google e também serve para mostrar mais detalhes do seu negócio para quem procura por ele.

Exemplo de negócio listado no Google Meu Negócio

Mas para que o perfil da sua empresa apareça em uma posição mais alta no Google Maps, você precisa fazer algumas otimizações.

Antes de qualquer coisa, você precisa ter uma propriedade verificada, que é um processo feito na sua conta do Google Meu Negócio.

2. Publique e Envolva-se nas Redes Sociais

Se você não está pagando para usar determinada rede ou plataforma na internet, provavelmente você é o produto.

Contudo, mesmo sendo um gerador de lucros pra eles, você pode tirar vantagens disso para promover seu negócio online.

Aumentar o engajamento e construir uma comunidade em torno do seu negócio é uma das principais formas gratuitas de fazer sua pequena empresa crescer.

Além disso, as redes sociais vão permitir que você dê personalidade à sua marca e construa uma reputação junto ao seu público.

Você não precisa estar em todas, apenas naqueles onde há uma concentração do seu público – Facebook, Instagram, LinkedIn, Youtube, Twitter, etc.

O ideal é que você execute algumas das seguintes ações com uma consistência mínima:

  • Promova as postagens do seu site para direcionar mais tráfego para ele;
  • Comece conversas com seus seguidores para gerar mais engajamento;
  • Faça enquetes e obtenha mais feedbacks;
  • Pegue partes de conteúdos longos e crie postagens curtas (nuggets).

Um detalhe importante é que para que esta estratégia de marketing funcione, você precisa estar ativo e ser proativo nas redes sociais.

As palavras de ordem aqui são: Consistência, comunidade, colaboração e compromisso.

3. Marque pessoas (e marcas) nas redes sociais

Agora que você vai estar envolvido com seu público nas redes sociais, comece a identificar clientes leais, divulgadores da sua marca ou empresas parceiras e fornecedores.

Depois de identificá-los, você pode marcá-los em publicações e isso deve ajudar a ampliar o alcance orgânico do seu perfil.

Você também deve estimular as pessoas a marcarem seu perfil ou localização em suas postagens, o que vai ajudá-lo a conquistar mais clientes.

Aproveitando essa ideia, uma boa estratégia é marcar clientes satisfeitos ou depoimentos e conteúdos gerados pelos clientes – peça permissão, é claro.

4. Use Hashtags

Pode não impulsionar tanto assim seus negócios, mais utilizar hashtags pode ajudar a ampliar seu alcance e trazer um público novo.

Você pode mesclar hashtags hits que devem ajudar a reforçar a identidade do seu negócio, mas também deve usar hashtags específicas.

Essas hashtags específicas (como palavras-chave de cauda longa) são boas para segmentar e podem ser usadas quando você está falando sobre coisas mais específicas.

Se você é uma empresa local, use marcações de lugar e hashtags baseadas em localização.

Ah! Outra coisa sobre as hashtags, é interessante você criar suas hashs personalizadas para mesclar com as amplas e as específicas.

Ideias de marketing gratuitas mas que exigem um pouco mais de esforço

Ideias de marketing gratuitas mas que exigem um pouco mais de esforço

Ainda temos algumas ideias de marketing gratuitas, mas agora vão exigir de você um pouco de tempo e/ou esforço.

Claro que o envolvimento nas redes sociais que mencionei antes também exigem esforço e tempo de certo modo.

Mas, a boa notícia é que, geralmente, quanto mais esforço você faz, mais eficaz é a estratégia para te levar ao sucesso online.

5. Faça SEO Local

Search Engine Optimization (SEO) é um conjunto de técnicas que usamos para posicionar melhor nosso negócio nos motores de busca.

Esse conjunto de técnicas envolvem atender diversos fatores de ranqueamento que fazem parte do que chamamos de algoritmo.

O algoritmo do Google foi projetado para entregar o conteúdo mais relevante, com a mais alta qualidade e o mais preciso possível para a pesquisa em questão.

Já foi o tempo onde era relativamente simples burlar esse sistema, enganar os robôs do Google para atingir posições mais elevadas.

Aqui é um jogo, mas a boa notícia é que é bem nivelado e empresas pequenas podem brigar lado-a-lado com grandes concorrentes.

O SEO Local é gratuito, mas envolve um investimento de esforço e tempo – então, comece o quanto antes e continue trabalhando nisso.

Se você conseguir manter-se firme nessa estratégia pode alcançar benefícios enormes e de longo prazo.

Para fazer isso, aqui estão algumas ações que você deve executar:

  • Adicione palavras-chave baseadas em localização (Escritório de Contabilidade Rio de Janeiro) em títulos, cabeçalhos e conteúdos de páginas do seu site;
  • Esteja em listagens e diretórios online – mantenha a consistência sobre as informações;
  • Publique conteúdos específicos para os bairros onde você atende – isso ainda funciona!

6. Faça E-mail Marketing

Não! O e-mail não está morto!

E-mail marketing é uma ótima forma de fazer com que novas pessoas se envolvam com sua empresa e de manter relacionamento com clientes existentes.

Apesar de toda falácia atual, o e-mail marketing ainda é uma das maneiras mais confiáveis de obter um forte retorno sobre o investimento (ROI) em marketing.

Aqui estão algumas coisas que você deve considerar quando for rodar suas campanhas de e-mail marketing:

  • Se criativo e persuasivo no assunto dos e-mails – teste sempre!
  • Certifique-se de colocar uma chamada para ação (CTA), uma oferta ou incentivo para o próximo passo;
  • Rastreie o desempenho e faça testes A/B;
  • Mantenha um relacionamento com sua lista até que esteja pronta para comprar de você.

Para gerar novos leads você pode incentivar com recompensas digitais, bônus, cupons, etc, para que se cadastrem na sua lista.

Se você está começando, pode usar o serviço gratuito de e-mail marketing do MailChimp.

7. Crie Infográficos

Aqui vai ser necessário um pouco de “esforço técnico” porque vai ser necessário manipular alguma ferramenta para criação desses ativos.

Mas, uma coisa que pouca gente sabe, é que infográficos são extremamente úteis e poderosos como ferramentas de marketing.

Todo mundo curte um bom infográfico e as chances de serem compartilhados são grandes, o que pode ajudar a aumentar seu tráfego de referência e links.

Claro que você pode contratar um designer para criar seus infográficos, mas a ideia aqui é ser uma tática de marketing gratuita.

Mas, mesmo sem ser um designer, você pode criar com certa facilidade alguns tipos de infográfico, por exemplo, usando o Canva.

Se você quiser ir mais adiante, pode usar Kits de Vetores Gratuitos da Adobe ou usar a ferramenta Visme para arrasar nos infográficos.

Para obter um pouco de inspiração, pode dar uma olhada na Visual.ly – tem monte de exemplos para tirar ideias.

8. Obtenha créditos promocionais para anúncios

Campanhas de anúncios online massivas podem exigir um investimento que está fora do seu alcance hoje.

Contudo, as principais plataformas como o Facebook Ads e Google Ads estão sempre distribuindo cupons para quem quer começar a investir.

Vários serviços online, como hospedagens de sites e ferramentas, oferecem esses cupons.

Agora, entre ter um cupom e criar uma campanha de anúncios bem sucedidas – também chamadas de links patrocinados ou Pay-per-click (PPC) – há uma certa distância.

9. Inscreva-se para premiações

Existem várias plataformas de premiações para as mais distintas categorias – veja se seu negócio estaria apto para concorrer em alguma.

Além de melhorar a exposição do seu negócio, os selos de premiações aumentam sua credibilidade e consequentemente seus resultados online.

Um dica extra: Se não há premiações no teu setor, você pode organizar uma!

Desse modo, você também conseguirá atenção de outras empresas, o que vai gerar mais conexões e colaborações futuras.

10. Publique conteúdo de valor

O marketing de conteúdo, se feito corretamente, é uma tática altamente eficaz e que não vai exigir grandes investimentos.

Além de servir para mostrar sua autoridade, experiência e desejo de servir ao seu público, o Google prioriza conteúdo de alta qualidade.

Se o Google achar que seu conteúdo é relevante, espere por maior visibilidade e uma tonelada de tráfego gratuito.

Lembre-se, um bom conteúdo é feito para o usuário, para ajudar a educar seu público, através de uma linguagem simples e fácil de entender.

Exceto seja extremamente necessário, evite termos técnicos e jargões sofisticados sobre seus produtos e serviços – apenas compartilhe experiência!

Outra coisa que você deve ter em mente é que você é o especialista e não o seu público.

Ou seja, há coisas que pra você podem ser bem óbvias mas seus clientes podem não fazer ideia do que se trata.

Uma ótima maneira de tornar seu conteúdo mais relevante é começar um blog e manter consistência sobre suas publicações.

11. Procure parcerias no setor

Você pode procurar empresas relacionadas ao seu setor – não necessariamente um concorrente direto – para criar um projeto juntos.

hoje em dia isso é relativamente simples de fazer, por exemplo, através de lives, webinários, sorteios, ou mesmo presencialmente.

Essas parcerias fazem a ampliação instantânea do seu público e são uma ótima tática de marketing já que dão acessos que você não teria por conta própria.

Agora, é importante esclarecer bem as coisas, alinhar as expectativas, envolver-se com empresas diferentes e avaliar os resultados disso.

12. Crie vídeo úteis

Talvez essa ideia de marketing deveria ter vindo antes na lista, mas a ideia não é bem relacionar por prioridades aqui, enfim…

O fato é que vídeos são um meio muito popular hoje em dia para vários tipos de necessidades.

Está certo que a produção de vídeos podem custar bem caro se for profissional, mas não é tão necessário que seja.

Você pode até usar dispositivos pessoais e aplicativos das próprias mídias sociais como Instagram, Facebook, YouTube e TikTok.

Usar vídeos para demonstrar como completar uma tarefa é um recurso muito eficiente.

Além disso, o marketing de vídeo funciona em praticamente qualquer setor de negócios.

Para tirar proveito máximo dos seus vídeos e estabelecer uma conexão com seu público, você pode criar:

  • Vídeos instrucionais
  • Demonstrações de produtos
  • Cobertura dos bastidores da sua empresa
  • Entrevistas com a equipe ou especialistas – ou parceiros
  • Apresentações do tipo Screencast

Sempre que for possível, adicione sua marca, mas seja também sempre transparente.

Um dica legal é começar o vídeo dando um motivo forte para manter a pessoa assistindo e, no final, adicionar uma chamada forte (CTA).

Sempre que produzir seus vídeos pense em distribuí-lo de forma a torná-lo ainda mais eficaz na sua estratégia de marketing.

13. Transforme colaboradores em embaixadores

Pode parecer até trivial demais, mas de fato muitos colaboradores não ajudam a divulgar os negócios onde estão inseridos.

Para muitos tipos de negócios, o boca-a-boca ainda é a estratégia de marketing mais eficaz para impulsionar as vendas.

Pesquisas dizem que as pessoas são mais propensas a comprar produtos e serviços quando sabem através de estranhos – quem dirá de amigos e familiares.

Você deve tratar bem seus colaboradores e incentivá-los a se tornarem embaixadores da sua marca.

Você pode também criar eventos para funcionários e permitir que eles compartilhem com contatos pessoais e profissionais.

Ideias de marketing rápidas mas que exigem um pequeno investimento

Ideias de marketing rápidas mas que exigem um pequeno investimento

Agora que vimos estratégias que nem exigem que você coloque a mão no bolso, vamos ver algumas ideias de marketing que precisam de um pequeno investimento.

14. Organize aulas e eventos

Organize eventos e depois divulgue-os da melhor forma que seja viável para você.

Aqui você pode até apelar para o bom e velho panfleto, colocando-os em lugares da sua região – bibliotecas, cafés, faculdades, etc.

Esses eventos presenciais tendem a gerar negócios para você como organizador e aumentar sua exposição no local.

Contudo, uma alternativa é, em vez de organizar, participar de todos os eventos locais que seja viáveis para você e que beneficiem seu negócio.

Participar de feiras comerciais e conferências do setor é uma maneira inteligente de levar sua pequena empresa ao próximo nível.

Alguns desses eventos reúnem mentes de negócios de todos os setores que desejam encontrar novas estratégias de marketing para expandir seus negócios.

Outra opção é organizar eventos virtuais, webinars, lives, etc, que podem ter um custo muito pequeno ou até gratuitos.

15. Organize um concurso ou sorteio em mídia social

Essa é uma estratégia de marketing inteligente e eficaz e requer o mínimo de recursos.

Dependendo do prêmio você terá que investir algum capital, mas a quantidade de participantes e novos leads que pode gerar farão valer o preço.

Existem vários tipos de sorteios, mas a ideia principal é exigir que as pessoas curtam, sigam, marquem a empresa, te levando a novos clientes em potencial.

Conclusão

Aqui estão ideias de marketing gratuitas ou de baixo custo para que você comece a promover seu negócio.

Você pode usar várias ao mesmo tempo ou focar em uma por vez.

Não despreze os pequenos começos e não subestime o que algumas dessas táticas de marketing simples e rápidas podem fazer por você.

Se você curtiu ou se pode colaborar com alguma outra dica, informação ou outras ideias que eu não mencionei e que funcionaram para você, deixe nos comentários abaixo.

Nós podemos pescar e pegar o peixe por você, mas queremos te ensinar a pescar também para que você nunca fique refém de ninguém.

Se precisar de um especialista em crescimento digital, entre em contato com a gente.

Grande abraço,

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