Agência de Marketing Digital – Você precisa de uma?

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agencia de marketing digital

Agência de Marketing Digital é realmente a melhor opção para o seu negócio? Uma coisa é certa: para que você consiga se destacar hoje em dia, você precisa das estratégias certas, dos meios certos, estar no lugar certo e na hora certa. Se você não tem experiência, você precisará de um tempo para entender o fluxo do marketing digital, terá uma curva de aprendizado grande.

Você precisa entender que o marketing digital hoje em dia exige mais tempo, recursos e experiência.

Então, será que vale a pena executar suas campanhas de marketing digital por conta própria, montar uma equipe interna de especialistas ou contratar uma agência de marketing digital?

Claro que a questão aqui não é se você tem ou não que investir em marketing digital – marketing digital é uma obrigação se você quer obter resultados! A questão aqui é como você pode fazê-lo de forma mais eficiente e atingir as metas do seu negócio.

[Tweet ““Uma marca não é mais o que dizemos ao consumidor – é o que os consumidores dizem””]

Scott Cook

Seu público-alvo está envolvido em discussões online sobre sua marca ou sobre a necessidade dos serviços e produtos que você pode fornecer. O marketing digital é o caminho mais eficaz de, não só participar dessas conversas, mas também conduzi-las.

À medida que sua empresa se desenvolve, vai ficando cada vez mais complexo lidar com as demandas digitais e é por isso que resolvendo trocar algumas ideias neste sentido para que possamos avaliar se vale mesmo a pena contratar uma agência de marketing digital atualmente.

Sem dúvida as agências são uma boa opção para entregar rapidamente campanhas e projetos digitais. Mas, mesmo que você decida por contratar uma agência digital ou lidar com suas próprias demandas, é necessário ter alguns pontos bem definidos, incluindo:

  • Quais cartas devem estar na mesa
  • O que você realmente precisa
  • Quanto pode gastar

Contratar ou não uma Agência de Marketing Digital?

Prepare um Briefing

Briefing significa definir informações e instruções concisas e objetivas sobre missão ou tarefa a ser executada.

Antes de pensar em contratar uma agência ou prosseguir com sua campanha de marketing digital, é importante que você tenha definido o seguinte:

  • O problema específico que você quer que a agência de marketing digital resolva. Por exemplo: Queremos aumentar a visibilidade da marca ou do site; Precisamos de mais tráfego; Queremos aumentar nossa taxa de conversão.
  • Suas metas ou indicadores-chave de performance (KPIs) – Como podemos definir se obtivemos sucesso?
  • Orçamento da campanho ou projeto

Se tem uma coisa que a maioria não específica é o orçamento, especialmente as PMEs. É comum observarmos que muitas vezes elas querem investir com base no Retorno sobre Investimento (ROI). Mas é um erro não definir um orçamento ou reter esta informação para uma agência de marketing digital. Especialmente porque uma agência poderia definir a qualidade e nível da campanha justamente baseada no quanto pode-se gastar.

Você deve pensar mais no valor do que no custo. Valor é o que você recebe, o custo é o que precisa investir para chegar lá.

Se você definiu claramente o que a agência de marketing digital precisa fazer, e sabe qual o impacto que isto vai causar no seu negócio, então você deve ser capaz de ter uma noção de quanto estes serviços valem. Se você não tem ideia do resultado que deve esperar, talvez não seja a hora de contratar e sim de fazer seu briefing.

Terceirizar (Agência de Marketing Digital) ou Contratar (Especialistas)

Terceirizar sua demanda de marketing digital pode ser muito mais interessante e eficiente do que contratar pessoal para trabalhar internamente, especialmente considerando-se o ROI. Pode ser bem mais rentável e escalável contratar uma agência de marketing digital, além de geralmente oferecerem uma melhor qualidade na execução, já que indivíduos podem não dominar todas as facetas do marketing digital que você vai precisar.

A grande questão é você encontrar uma agência de marketing digital capaz de manter um relacionamento que garanta a qualidade contínua dos serviços prestados. A M3 Marketing Digital já atendeu muitos clientes com problemas desta natureza – No início tinham uma excelente prestação de serviços, mas com o passar do tempo isso foi se perdendo.

Monitoramento de Campanhas e Projetos

Com toda certeza você não quer que a agência de marketing digital suma depois da contratação. Muito menos quer ter a sensação que esta à deriva ou não saber quais são os resultados que está obtendo sobre os esforços de marketing digital. Então é importante garantir que você terá informações sobre a gestão do projeto e acompanhamento do progresso.

Na M3, oferecemos aos nossos clientes um sistema de gestão online, onde não só é possível trabalhar colaborativamente quanto é possível acompanhar todas as tarefas e o progresso geral das campanhas e projetos.

Você precisa ter relatórios, ou informações que mostrem como seus recursos estão sendo aplicados. Se você esperar muito para ter estas informações pode ser tarde e não ser mais possível corrigir o curso.

Agência Grande e Agência Pequena

Contratar uma agência grande tem suas vantagens e desvantagens. Se você tem bastante recurso e uma equipe que possa apoiá-los, conseguirá obter bons resultados. Se você não tem tanta disponibilidade de verba e precisa dar start nos seus esforços de marketing digital porque entendeu que é através deles que vai conseguir chegar no seu potencial cliente, a melhor opção será uma agência de marketing digital pequena ou até um freelancer, se sua verba é bem pequena.

Uma informação interessante é que muitas agências grandes contratam pequenas agências no modelo de parceria chamada “White Label”, onde a agência pequena executa os serviços de forma oculta. A M3 já prestou e presta serviço para diversas agências sem aparecer. É como se a agência grande estivesse cuidando de tudo. Assim, o que você pode fazer é tentar encontrar agências assim, caso seu orçamento não seja tão expressivo, mas não queira abrir mão do resultado.

Verifique as Referências

Não importa tanto a quantidade de projetos que a agência de marketing digital executou e sim o nível de relacionamento, qualidade dos serviços executados e o atendimento que ofereceu aos seus clientes. Se você tiver como falar com algum cliente da agência, pode conseguir obter informações úteis, que podem ajudar a decidir sobre sua contratação.

Agora, o momento certo de verificar as referências é na fase inicial, antes da contratação!

Negocie um Contrato Justo

Você deve sempre considerar o valor, o resultado que aquela agência de marketing digital vai entregar para o seu negócio. Lutar pelo preço pode acabar levando a um mau negócio. Ou pior, a agência pode aceitar executar mas não vai dispor dos mesmos recursos para executar sua campanha. Seu foco sempre tem que ser no valor, no resultado.

É importante que você defina até onde pode ir. Uma boa tática de negociação é ser flexível para chegar onde você quer. Por exemplo, se o orçamento ficou acima do que você esperava, pode propor um contrato mais longo, pode tentar obter mais alguns serviços. Isto é sempre melhor do que tentar diminuir tanto o preço.

Se for interessante, você pode tentar definir um intervalo para avaliação do progresso. Claro que vai depender do tipo de projeto ou campanha, mas se houver como definir etapas e até condicionar os pagamentos a elas, melhor para ambos, e que isto esteja bem definido.

Assim, se a agência de marketing digital não ajudou a atingir os objetivos do seu negócio, você não será obrigado a continuar com esta agência. Mesmo parecendo um prejuízo, pode ser muito mais dispendioso acreditar na tentativa de corrigir. Mas, se há uma justificativa plausível para não atingir as metas, caberá a você decidir se quer ou não terminar este contrato.

Prós e Contras

Prós e Contras de Contratar uma Agência de Marketing Digital

Nos negócios, você acostuma a pesar cada decisão. Confiar seus esforços de marketing é uma decisão crítica que pode ter efeito em cascata sobre outras áreas da empresa. Terceirizar suas necessidades de marketing digital tem vantagens e desvantagens, por isso você deve tomar a decisão correta e acompanhar todo processo. Aqui estão algumas possíveis desvantagens:

Ninguém conhece melhor o seu negócio

Independente de ter começado do zero ou não, ninguém conhece o seu negócio como você. Digo mais, ninguém se importa com ele da mesma forma que você e ninguém quer que ele tenha mais sucesso do que você. Uma agência de marketing digital precisaria de tempo para aprender sobre seu negócio.

Você precisa estar envolvido

Você pode delegar praticamente tudo sobre marketing digital, mas não pode abdicar. Quando for contratar uma agência de marketing digital, você pode confiar a responsabilidade sobre a maioria das ações, mas a sua marca e mensagem são suas responsabilidades. Além disso, você precisa orientar, dar feedback, analisar o progresso como um todo.

Você pode não estar pronto

Quanto uma agência de marketing digital usa seu expertise pelo seu negócio, pode ser que tenha uma grande quantidade de pessoas sendo atingidas. E, pode até parecer um “problema bom” ter uma infinidade de potenciais clientes chegando. Mas, se você não tem recursos para aproveitar isso, pode ter muitas oportunidades perdidas. Assim, antes de contratar uma empresa ou profissional de marketing digital, analise como dará suporte ao seu serviço e como poderá aproveitar o máximo dele para expandir ainda mais o seu negócio.

Em contrapartida, há uma série de benefícios em se contratar uma agencia de marketing digital, como:

Expertise e Perícia

Toda demanda de marketing digital pode parecer muito complicada para pessoas que precisam gerir seus negócios dia-a-dia. Mas isto é o universo de uma agência de marketing digital, é sua especialidade. As agências de marketing digital tem experiência em técnicas e estratégias que você pode nem conhecer.

Tempo

Como uma agência de marketing digital tem experiência com o meio digital e tecnologias, otimizam bastante o tempo planejando e executando campanhas e projetos. Mesmo que precisem de tempo para entender seu negócio, como mencionamos acima, ainda assim ganharão tempo no processo para atingir seus objetivos.

Você pode evitar a curva de aprendizagem. Por exemplo, a M3 Marketing Digital tem mais 15 anos de experiência. Temos o conhecimento e informações atualizadas que podem ajudar a otimizar a execução da campanha.

Outro fator sobre o tempo é que uma agência de marketing digital terá consistência. Quantos perfis sociais abandonados, e-mails não enviados, posts não publicados. Uma agência vai ter um fluxo constante gerando resultados efetivos.

Dinheiro

Montar uma equipe interna ou fazer por conta própria poupa dinheiro; Contratar uma agência de marketing digital é bem mais caro. Este é um MITO e uma das principais barreiras para um marketing digital eficaz. Dependendo dos especialistas a serem contratados, seus salários, benefícios e custos internos podem não compensar.

Por menos – as vezes, muito menos – do que contratar um indivíduo, que pode nem ser especialista em todas as demandas do marketing digital, você pode ter a sua disposição toda uma equipe. Além disso, você terá mais tempo e dinheiro para se concentrar no crescimento do seu negócio.

Conclusão

Você quer que seu negócio chegue ao próximo nível? Então você precisa de especialistas em marketing digital que têm a experiência para sustentar o crescimento do seu negócio. Se você ainda está relutante sobre a contratação de uma agência de marketing digital, considere o retorno do investimento que pode obter. Se já decidiu e quer obter um orçamento CLIQUE AQUI.

Se você precisa de uma agência apenas para a criação de sites, aqui estão 7 razões para contratar uma.

Quais são as dúvidas e considerações que têm sobre este assunto? Já contratou uma agência de marketing digital antes? Quais os resultados? Prefere fazer por conta própria? Por quê? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.

Esperamos que estas informações tenham sido úteis para você e nos vemos no próximo post.

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