Nesse post vamos mostrar a você como vender online, mesmo que você esteja começando do zero.
Segundo algumas pesquisas, as vendas em sites de comércio eletrônico passaram dos $2,5T (trilhões de dólares) no ano passado, mesmo na pandemia.
A taxa de crescimento anual parte de 7-8% à 12%, gerando uma expectativa de um volume de mercado de $3,1T nos próximos 2-3 anos.
Portanto, é o melhor momento para você aprender como vender online e começar a vender produtos em sua loja online.
Contudo, obviamente, a concorrência cresce ano após ano, ainda mais agora que as pessoas, empreendedores e empresários perceberam que precisam estar vendendo online.
Mas, não é porque a concorrência está acirrada que você não tenha espaço para crescer e pegar sua bela fatia desse bolo.
Você precisa saber também que e diferença entre quem vende online com sucesso para quem não consegue retorno está mais na parte estratégica.
Outro detalhe importante é que, já que você está começando agora, tenha em mente que a metade das pessoas hoje em dia compram pelo celular.
Desse modo, é fundamental que você já considere essas compras online através de dispositivos móveis e tenha mecanismos otimizados para vender online.
Nesse Guia, vamos te dar mais informações para que você possa vender produtos online com sucesso, independente do nicho ou tipo de produto que você escolher.
Obviamente tudo causa impacto no seu negócio online – o nome que você escolhe, o nicho, opções de pagamento e envio e, talvez, até o design.
No entanto, nada vai causar mais impacto no seu desempenho online quanto os produtos que você escolhe para vender.
Portanto, nesse guia de como vender online, pretendemos te orientar sobre, não só o que vender online mas como vender na internet.
Vamos falar sobre a criação de sua loja online, marketing digital, inventário, entre outras coisas que são importantes para você saber.
Assim, mesmo que você nunca tenha vendido online, esse guia vai te ajudar a entender esse universo e começar a vender pela internet.
Como encontrar produtos para vender online
Como dissemos antes, encontrar produtos certos para vender é um desafio que vai envolver bastante esforço e intencionalidade da sua parte.
Entretanto, nunca foi tão fácil conseguir encontrar nichos, produtos, fornecedores bons, com grande potencial para alavancar seu negócio digital.
Indo já para o cerne do tópico, se você quer saber o que vender online pode pesquisar por tendências nos grandes players, sejam nacionais ou internacionais.
Portanto, depois de alguns breves acessos, poderíamos dizer que as opções são quase infinitas, mas há também uma tonelada que não vai ajudar muito.
Você pode vender produtos que todos precisam, mas a melhor opção seria definir um nicho, um segmento que tenha um público específico.
Também, vai perceber que os grandes players, grandes e-commerces vendem o que chamamos de commodities, ou seja, produtos muito comuns.
Na verdade, a facilidade que temos a disposição hoje, favorece que você possa vender os dois tipos de produtos – os comuns (commoditizados) e os exclusivos.
Mas, novamente, vendendo produtos comuns, que atendem grandes massas, você vai concorrer com os principais players, e terá menos força.
De fato, você não vai conseguir competir no preço porque eles compram em grande volume – o que vai tornar essa missão ainda mais difícil.
Todavia, você também não precisa ter produtos altamente exclusivos, criados por você, pode encontrar produtos de outras pessoas para vender.
Então, quais produtos são melhores para vender?
- Procure produtos (ou crie) que resolvam problemas. Não precisa ser um produto tão inovador e exclusivo; Pode ser uma melhoria de um produto que já está consolidado. E, certifique-se que esses produtos sejam capazes de provocar emoções nas pessoas, especialmente prazerosas.
- Se você não tem produtos assim, encontre aqueles que você vai adorar trabalhar.
- Procure produtos com potencial de marca. Significa que você se certificará de criar uma marca que as pessoas se lembram e pela qual se apaixonam. Mas, saiba que Branding leva tempo até atingir relevância. Use suas Buyer Personas para definir o público o certo e estrutura tudo com elas em mente.
- Conheça as tendências e se antecipe a elas. Talvez essa seja a estratégia mais eficaz para vender online. Se você estiver na vanguarda, pode até não decolar imediatamente, mas estará a frente.
Outra coisa que você precisa saber é que é bem simples vender produtos físicos ou digitais online hoje em dia, especialmente por causa das grandes plataformas disponíveis.
Portanto, você pode usar sua própria loja online ou pode usar o Mercado Livre, a Amazon, Mídias Sociais, Google Shopping, Sites de Afiliados e muito mais.
Criar uma loja virtual própria hoje em dia, com certificado de segurança, métodos de pagamento e envio, entre outras coisas, é muito simples.
Vender produtos online
Em julho de 2018, o número de usuários da internet atingiu 4,1Bi e, esse ano, estima-se que pelo menos a metade desses usuários comprem online.
Imagine o volume de negócios gerado por essas pessoas…
Pense que, a cada duas pessoas que apertam o botãozinho para ligar seus notebooks, computadores, celulares, estarão fazendo pedidos online.
Portanto, é bem inteligente que se queira criar um e-commerce e começar a vender produtos online.
Assim, vender um produto online é uma excelente ideia, mas, se você não sabe para quem está vendendo, não importa o que você vende.
Então, quando você souber para quem está vendendo e o que vai vender online, é a hora de descobrir os caminhos mais eficazes para ter sucesso no digital.
Há realmente muitos caminhos para iniciar, desde vender através de plataformas, marketplaces, Apps, criar uma loja online própria ou até comprar uma que já existe.
Podemos então resumir que vender produtos online com sucesso significa que você encontrou produtos que atendam a um merca-alvo e escolher o meio mais eficaz.
Além disso, significa que conhece bem seu cliente ideal – Buyer Persona – e que desenvolveu uma estratégia em torno dele.
Significa também que você tem uma estratégia que o ajuda a encontrar e atrair novos clientes em potencial, mas sempre com flexibilidade total para crescer.
Enfim, há muitos recursos para quem quer empreender online, mas, como falamos que daríamos um guia de como vender online, aqui estão alguns caminhos práticos:
Como vender online com o Facebook
Não sei se você sabe mas usuários de celular estão gastando em média uns 50 minutos por dia nas plataformas do Facebook.
Alguns dados do Facebook mostram que 30% dos consumidores de varejo descobrem um produto no Facebook, e 20% dizem que o Facebook os levaram a comprar um novo produto ou serviço online.
Houve um aumento de 55% ano a ano em relação as transações móveis, e hoje, mais da metade das compras online vêm de dispositivos móveis.
Portanto, é o momento perfeito para você começar a vender online com o Facebook.
Mas, quando se trata de vender no Facebook, você tem algumas opções:
- Você pode integrar sua loja online de outra plataforma de comércio eletrônico com sua página do Facebook;
- VocÊ pode usar os anúncios do Facebook para direcionar trafego para sua loja interna ou mesmo sua loja hospedada em oturo lugar;
- Você pode postar links de produtos em sua Timeline entre outras coisas;
- Você pode usar o Facebook Marketplace;
- Você poderá estar conectado aos seus comprados via Messenger, que também oferece suporte a pagamentos.
O que você precisa ter em mente é que vender no Facebook te oferece diversas opções.
Você pode criar conteúdos envolventes, usar copywriting, ou até usar o que chamamos de UGC – User Generated Content (Conteúdo gerado pelo usuário).
Algumas lojas online ainda realizam campanhas e sorteios pelo Facebook para chamar a atenção, mas os anúncios também ajudam demais.
Como vender online com o Instagram
Instagram cresceu assustadoramente atingindo quase 2 bilhões de usuários ativos por mês, ultrapassando o próprio Facebook e o YouTube.
Definitivamente, não vender no Intagram é uma OPORTUNIDADE PERDIDA!
Mas, você precisa perceber que vender no Instagram tem regras que você precisa seguir para conseguir ter sucesso vendendo online.
Em primeiro lugar, você precisa ter seguidores reais, atraídos organicamente, não usuários “fakes”, comprados, etc – contas criadas por bots.
Outra coisas, sua Bio deve ser criada com muita atenção e cautela, já que é um lugar muito importante e objetivo para dizer quem você ou o que faz.
Com certeza, além de uma boa Bio, você deve ter um link – pode ser daqueles tipos que ferramentas como o Biolink oferece.
Além disso, você precisa se lembrar de usar as melhores #hastags e frases chamariz (CTA) em cada postagem que publicar no Instagram.
Sem dúvida, essa é maneira mais eficaz de mostrar aos seus clientes em potencial seus produtos e serviços.
Instagram é uma mídia social de imagens/foto – é a alma do negócio.
Portanto, você deve mostrar sua personalidade, comunicar-se ativamente com seus seguidores e retribuir tudo que eles fazem por você.
Existem alguns caminhos para ter bom êxito no Instagram…
Você também pode criar uma loja no Instagram, transformando sua conta comercial em uma vitrine digital.
Basicamente, você vai sincronizar seu inventário e ser capaz de marcar produtos nas publicações.
Como vender com o WhatsApp
Já que estamos falando das plataformas do Facebook, vamos falar um pouco dessa ferramenta indispensável do nosso dia-a-dia – famoso Zap!
Certamente é uma das maneiras mais rápidas de alcançarmos amigos e familiares, mas é uma ferramenta perfeita também para empresas.
Você pode não só vender, mas prestar um suporte proativo ao cliente.
O WhatsApp tem 2 bilhões de usuários ativos em mais de 180 países em todo mundo.
Você precisa também saber que as pessoas checam em média 23 vezes ao dia, gerando não só um número absurdo de aberturas, mas também de oportunidades.
Mesmo que muita gente ainda use apenas para falar de coisas pessoais, o WhatsApp continua crescendo para negócios offline e online.
Portanto, se ainda não está, você deve integrar essa ferramenta à sua estratégia de marketing e comunicação com seus clientes e prospects.
Você vai poder contar com uma solução bem robusta para interação com seus clientes, como enviar notificações, fotos/imagens, documentos, gravar áudios e enviar vídeos.
O WhatsApp Business vai um pouco além e oferece ainda mais recursos, como notificações automatizadas, mensagens de saudação, respostas rápidas que podem ajudar especialmente no suporte.
É fácil de usar e permite organizar com marcadores as conversas e mensagens individuais ou em grupo, além das listas de sincronização para envio em massa.
Ganhar Dinheiro com YouTube
Quebrando um pouco a sequência do Facebook, vamos falar do YouTube que é o segundo maior buscador do mundo, mas que é do Google também.
Sim, você pode usar o YouTube como uma plataforma para assistir vídeos engraçadinhos de gatos…
Mas, o YouTube é um poderosa plataforma de marketing com mais de 2 bilhões de usuários mensais logados.
Desse modo, podemos afirmar que o YT é uma das principais e mais robustas plataformas de marketing para você divulgar seu negócio e ganhar dinheiro.
Estamos sim falando de como vender online, mas o YouTube tem recursos que permitem que você monetize, como o programa de parceria que exibe anúncios.
Mas, atualmente o YouTube implementou diversas ferramentas para gerar receita como financiamento por fãs ou até crowdfunding – super chat, assinaturas e outras.
Se você for um influenciador, ainda pode ser muito bem pago, seja através do marketing de afiliados ou promovendo produtos por comissão.
E, claro… Você pode usar o YouTube para vender – e muito – seu produtos online.
Venda em qualquer lugar que seu público esteja
O mais importante que você deve considerar, é estar exatamente onde seu público está.
Citamos aqui algumas plataformas mais comuns, mas pode ser que seu público esteja em outros canais digitais ou mídias sociais.
Não cometa o erro de alguns empresários que não reconhecem que já estamos em 2021 e pararam no tempo – pois você não terá sucesso assim.
Considerando a população mundial de quase 8 bilhões de pessoas, e que 1/3 delas estão fazendo compras online, você está deixando “dinheiro na mesa”.
Além disso, quanto mais pessoas comprando online, maior a concorrência e mais complicado vai ficando de entrar e pegar sua fatia desse bolo.
Existe uma solução para impulsionar suas vendas online – omni-channel!
Ou seja, você estará onde quer que seu público esteja, fazendo negócios e derrotando a concorrência que não faz isso.
Mas omni-channel tem um conceito mais amplo, oferecendo uma experiência de compra perfeita, estejam comprando de você em qualquer plataforma.
Contudo, pode até parecer que você deveria ter um negócio gigante para usufruir do omni-channel, mas a ideia é permitir que você comercialize seus produtos amplamente.
Isso tudo tende a gerar uma experiência de compra fluída e um atendimento ao cliente inesquecível, seja vendendo produtos inclusive por e-mail, anúncios impressos ou qualquer outro canal.
Conclusão
Agora você tem um guia em mãos para começar a implementar sua estratégia de vendas online.
No entanto, antes de começar, certifique-se que você conhece bem as opções e soluções de serviços online e de comércio eletrônico, ou contrate uma agência como a nossa para cuidar de alguns processos.
Esperamos que este guia tenha mostrado a você não só como vender online, mas dado insights importantes que possam ajudar você a ter sucesso vendendo seus produtos na internet.
Esse guia foi feito em partes e é importante que você acompanhe cada parte para ter uma ideia melhor das oportunidades disponíveis.
Se você tiver qualquer dúvida ou consideração a fazer, não hesite em deixar seu comentário abaixo.
Nos vemos no próximo conteúdo!