Como Registrar um Domínio

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Registrar um Dominio

Registrando um bom domínio para o meu site

Nota: Se você já sabe como registrar um domínio, não precisa seguir adiante, registre-o aqui agora mesmo.

Você deve saber, mas o domínio é o endereço do seu site na internet. É sua identidade, o meio pelo qual as pessoas chegam até você. Ele é um nome qualquer seguido de extensões (TLDs), entre as mais comuns:  .com, .net, .org, .com.br, etc. Existem muitas extensões, inclusive para segmentos específicos de mercado, que nem são tão usadas assim.

Vou falar sobre como registrar um domínio, mas depois de fazer isso você vai precisar contratar uma hospedagem, mas esta é a segunda etapa do processo de criação de sites.

Guia de Registro de Domínios

Registrar um domínio é fácil, rápido e barato, e qualquer um, mesmo sem conhecimento técnico é capaz de fazê-lo. Você pode usar nossa área do cliente para verificar a disponibilidade de um domínio e registrá-lo conosco – Clique aqui.

A primeira dica que eu gostaria de dar é para evitar registros gratuitos, registrar um domínio de graça.

Mas, exitem maneiras de registrar um domínio gratuito? Sim, existe. Mas como não existe “almoço grátis”, você deve estar ciente de que pode não estar fazendo uma boa escolha. Por quê? Porque geralmente eles cobram bem a mais na renovação desse domínio. Em alguns casos, é dificil mudar de Registrar (responsável pelo registro), entre outras coisas.

Então, tenha cuidado com promoções, domínios muito baratos e principalmente os gratuitos. É bem provável que você vai acabar pagando mais caro no final.

Ao registrar um domínio, podemos trabalhar com duas principais estratégias:

  1. Registrar um Domínio com sua palavra-chave
  2. Registrar um Domínio com sua marca

Domínio com Palavra-chave

Antes de qualquer coisa, você precisa entender que ter um domínio com a palavra-chave do seu nicho não vai garantir que você tenha um bom posicionamento nos resultados de pesquisa do Google.

Especialistas em SEO sempre recomendaram registrar um domínio com as palavras-chave que você gostaria de ficar bem posicionado. De fato, registrar um domínio com a palavra-chave buscada contava bastante para um bom posicionamento. Inclusive alguns domínios classificavam melhores que outros mesmo com sites de menor qualidade, apenas pelo fato de terem a frase pesquisada no nome do domínio.

No entanto, o Google atualizou seu algoritmo – que define os critérios de classificação – em 2012 com um foco nisso chamando de EMD (Exact Match Domain update) – Veja mais aqui. Uma atualização com o objetivo de tratar de domínios que foram classificados apenas porque tinham a palavra-chave. Já em 2013, o Google fez outra atualização (Partial Match Domain update) e baixou a classificação de sites que tinham domínios com palavras-chave mas que não possuíam outros critérios importantes para justificar sua classificação.

Claro que não é porque o Google não dá mais tanta relevância assim para a palavra-chave no domínio, que você não deve registrar domínios com as palavras-chave que você deseja rankear (atingir boa classificação). Estou falando isso, apenas para que você não ache que apenas por ter um bom domínio com a palavra-chave você vai atingir um bom posicionamento, ou para que você não perca noites de sono tentando achar um domínio com sua palavra-chave ou variações dela.

O domínio não é mais um fator tão importante assim como costumava ser em relação à classificação de um site nos resultados de pesquisa. Acredito que isso aconteceu porque os nomes de domínios com palavras-chave foram ficando escassos demais e seria injusto favorecer apenas quem registrou-se antes. Inclusive existem milhares de domínios em processo de liberação, e alguns com boas palavras-chave. Na verdade, existia (ainda existe) um comércio de domínios hipervalorizados por terem palavras-chave de nichos lucrativos.

Domínio com sua Marca

Você pode muito bem optar por registrar um domínio com sua marca, que seja talvez mais curta e memorizável.

Por exemplo, em vez de você registrar um domínio focado na palavra-chave como “emagrecerrapidocomsaude.com.br”, você poderia registrar o nome da sua marca como por exemplo “bodyfit.com.br”. Bodyfit pode até não significar muita coisa, mas é curto e mais atraente.

Nota: Inventei um exemplo qualquer, inventado, não sei se já existe, mas você pode usar sua marca, se for mais fácil de lembrar.

Além disso, imagine um cartão de visitas, ou um peça publicitária, ou outros materiais impressos com um domínio enorme.

O domínio da M3 por exemplo (www.m3marketingdigital.com.br), é composto da marca (M3) e a palavra-chave do nicho “Marketing Digital”, mas no seu caso pode não ser uma boa ideia fazer isso.

Só não utilize nomes que sejam difíceis de lembrar ou grandes demais. Encontre um equilíbrio. E tenha em mente que será o nome do seu site e representará sua marca, então invista algum tempo pesquisando e experimentando opções antes de registrá-lo.

Lembrando que você pode fazer testes e checar a disponibilidade através da nossa área do cliente – clique aqui.

Protegendo sua Marca

Se você tem uma marca e vai registrar um domínio pensando nela, considere registrá-lo nas principais extensões (.com,.com.br,.net, etc), simplesmente para proteger sua marca.

Sim, isto terá um custo maior, mas ter uma marca registrada com o mesmo nome apenas com a extensão diferente não é nada agradável também.

Imagine que o nome da sua empresa é XPTO. Você registra o domínio “xpto.com.br”, mas quando acessa o “xpto.com” (alguém pode esquecer de colocar o .br no final) cai em outro site, que poderia ser até do seu concorrente. Claro que em alguns casos isso é inevitável.

Existem algumas políticas que protegem marcas, mas exigir seus direitos na internet também não é tão fácil assim, pelo menos não se você não bastante dinheiro para gastar.

Você também deve ter ética e não registrar nomes que não tem nada a ver com seu negócio só para comprometer o registro de um concorrente, por exemplo. Então, nunca deve registrar domínios com outras marcas, domínios que tentem enganar as pessoas ou prejudicar alguém.

A sugestão é que você registre apenas nos principais .com.br, .net.br, .org.br e sem o .br também, ou seja, também domínios internacionais.

Preciso ser uma empresa constituída (formal) para registrar meu domínio?

Não, você não precisa, mas que seu site seja para o seu negócio. Você pode registrar seu domínio como pessoa física.

Extensões de domínios

Agora é hora de registrar seu domínio

Registre um domínio aqui, e depois prossiga para contratar a hospedagem (2ª etapa). Você não poderá criar um site antes de ter um domínio e uma hospedagem.

Hospedagem é um serviço que vai permitir que seu site esteja disponível ao público na internet.

Espero que este guia rápido possa ter orientado você nestes primeiros passos da criação do site do seu negócio.

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