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Como Criar um Site Perfeito

10 Passos para Criar um Site Perfeito

Como Criar um Site Campeão para o seu Negócio

Você sabe como criar um site que vai gerar mais oportunidades para sua empresa, aumentar sua lucratividade, gerar mais clientes e mais vendas? É sobre isso que pretendo falar com você nestes 10 passos simples que vos apresento a seguir.

Então, agora você se convenceu de que é a hora certa de construir seu site, mas não sabe ainda o que deve fazer ou considerar para que consiga criar um site campeão para o seu negócio. Calma, você não é o único! Muita gente ainda não entendeu que criar um site para seu negócio é vital hoje em dia. Quanto antes você se convence disso, melhor para o seu negócio.

Mas, como desenvolver um site passo a passo, como se cria um site, o que você precisa ter em mente e o que precisa fazer durante esse processo inicial de criação do site?

Aqui está o resumo dos 10 passos que veremos a seguir sobre Como Criar um Site Perfeito:

  1. Planeje bem e produza seu conteúdo – Antes de começar a criar um site você deve fazer uma pesquisa e depois um planejamento;
  2. Pense em marketing e geração de leads – Seu site deve cumprir metas e você deve definí-las estrategicamente;
  3. Estruture o site pela usabilidade – Tão importante quanto o próprio site é sua usabilidade;
  4. Defina o Layout – Não basta seguir tendências, o layout do seu site precisa ser perfeito para seu público;
  5. Você deve criar um site que você goste e se identifique? Ou seu site deve gerar resultados para seu negócio?
  6. Escolha uma Plataforma – Este passo vai poupar seu tempo e bastante do seu dinheiro;
  7. Siga seu planejamento e adicione conteúdo – Planejar sem agir é a mesma coisa que nada;
  8. Teste tudo – tem certeza que tudo no seu site está funcionado?
  9. Finalização – Seu pré-lançamento deve ser tão bom quanto seu site;
  10. Lance o site! – Se você fez tudo certinho até aqui seu site será um sucesso.

Bem, antes de começarmos a detalhar os 10 passos para criar um site perfeito, preciso que você considere algumas coisas:

(1) Não tenha pressa em criar um site se você quer que ele seja perfeito.

Você precisa entender que ter pressa e não considerar fatores importantes para a criação do site da sua empresa, não vai permitir que você crie um site realmente bom para o seu negócio.

(2) Criar um site perfeito, inovador, bonito, profissional e que dê resultados é um processo delicado e que envolve várias partes (disciplinas) importantes.

Mesmo que você queira um site para ontem, você precisa entender que existem disciplinas distintas envolvidas, que pode requer que diversos profissionais atuem na criação do site. Este processo pode envolver um consultor e estrategista de marketing digital, um copywriter, um web designer, um desenvolvedor web e talvez até um design gráfico.

Nota: O Consultor de Marketing vai analisar a criação do seu site como parte da sua campanha de marketing digital; o Copywriter vai ser responsável pela produção do conteúdo, da mensagem de marketing, da persuasão, etc; o Web Designer vai cuidar da parte visual do site, do tema, do layout; o Desenvolvedor Web cuida da parte da codificação, da programação; O Designer Gráfico pode cuidar da criação de peças gráficas e imagens para o site; criação do logotipo, por exemplo.
Então, agora que você entendeu estes dois pontos que consideramos acima, vamos falar sobre os 10 passos para criar um site perfeito, dividindo-os em 2 fases, começando com os mais intensos. Não esqueça de deixar seu comentário ou dúvida no final, combinado?

Como Criar um Site Perfeito – Fase 1

Passo#1: Planeje bem e produza seu conteúdo

Saber como criar um site vai depender primeiro do quanto você pesquisou e planejou este site.

Você deve pesquisar o que seu público-alvo quer, quais são suas necessidades reais, não só o que você tem para oferecer, mas como o que você oferece vai resolver de fato estas necessidades. Além disso, pesquisar os melhores termos e os tipos de conteúdo que seu público pesquisa no Google. Você pode usar o Planejador de Palavras-Chave do Google.

Você também precisa saber com que você vai estar falando, e falar a sua linguagem. Se você criar conteúdo usando uma linguagem que não fala diretamente com seu público, você não vai atingir seus objetivos. Ajudará muito se você começar definindo sua Buyer Persona ou Avatar(pesquise sobre isso se você não sabe).

Definir bem seu público e o seu conteúdo, vai ajudar a determinar a estrutura que seu site deverá ter, e quais páginas serão necessárias para que você possa transmitir sua solução ao público.

Pode parecer estranho, mas muitos clientes que já atendi não sabiam exatamente os detalhes do seu público, alguns nunca tinham parado para pensar sobre isso. Você deveria saber quais são os desejos, as dores, as frustrações, objeções, e criar um perfil bem definido do cliente que você deseja atrair para o seu site.

Passo#2: Pense em marketing e geração de leads no seu site

Um dos passos mais importantes se você quiser ter sucesso na internet será construir uma lista – gerar leads. Leads são pessoas que deixaram seu e-mail, cadastraram seus dados para receber mais informações.

Importante: Você nunca vai comprar uma lista, construirá uma a partir do seu site. Pense que construir lista (gerar leads) é seu primeiro grande objetivo com seu site! Se seu site não gera leads você não terá muito sucesso com seu marketing digital.

Você tem que considerar também as questões do marketing do seu site, e é aí que entra um especialista em marketing digital. Ele vai ajudar a definir um mix de recursos para atingir as metas do site, começando com a geração de leads. Vários recursos podem ser combinados, como: utilização de popups lightbox (caixas de inscrição), call-to-actions, botões sociais, caixas de opt-in, iscas digitais (e-books, relatórios, vídeos, etc), entre outros.

Passo#3: Estruture o site pela usabilidade

Como criar um site perfeito se você não considerar a usabilidade?

A partir do que pesquisou do seu público, você precisa ajustar o que mais faz sentido para este público. O que faz mais sentido estar no menu, na lateral do site, no rodapé, espalhado pela arquitetura do site.

Você pode e deve criar um Mapa do Site.

Como será a estrutura das páginas e sub-páginas, a organização do conteúdo, as categorias, o caminho que seu visitante deve percorrer até atingir a meta que você determinou no planejamento do seu site? Como você espera que os usuários naveguem pelo site?

Perceba que não se trata apenas de inserir conteúdo em uma página da web. Saber como criar um site exige saber como seu público se comporta, qual é seu grau de atividade, etc.

Passo#4: Defina o layout

Em nível prático, seu layout deve ser atraente, rigorosamente responsivo, valorizar a experiência do usuário (UX) e transmitir a mensagem de marketing da sua empresa de forma que mantenha o visitante navegando. Layout responsivo significa que seu site será ajustado de acordo com o dispositivo que o usuário esteja usando, seja um computador, tablet ou smartphone.

O layout de cada página precisa ter uma meta, ou algumas poucas, e todos os elementos devem direcionar o usuário ao cumprimento dessas metas. Por exemplo, se a meta de determinada página é fazer o usuário deixar o e-mail para receber um e-book, essa caixa de opt-in deve ter algum destaque.

Utilize apenas os elementos necessários para gerar o interesse no seu visitante e fazê-lo converter. Em alguns casos você pode precisar de mais ou menos elementos persuasivos, mas você deve ter alguns calls-to-action.

Passo#5: Criar um site que você goste e se identifique?

Você pode achar criar um site divertido, mas no geral é difícil. Você tem que pensar bastante em cada elemento de cada etapa para que seu site seja muito mais do que um cartão de visitas eletônico/digital.

Claro, você tem que gostar do seu site, se identificar com ele, mas acima de tudo, este site deve comunicar-se com seu público. Você pode gostar de determinadas cores e elementos visuais que o seu público não gosta. Então, você prefere um site que dê resultado, que converte, que gera clientes e mais vendas, ou prefere um site que você acha o máximo?

Já atendi clientes que exigiram que seu site fosse de determinado jeito, por exemplo, com fundo escuro e elementos visuais avançados e seu público era formado de pessoas de mais idade, mais maduros e conservadores, que preferiam legibilidade, clareza e objetividade. Sempre mostro este ponto de vista para o cliente, mas às vezes é difícil convencê-los do melhor.

Se você não sabe tanto sobre as preferências do seu público – isso é normal no início – tenha um site que você goste bastante e se identifica com ele, mas sempre pergunte ao seu público e faça testes.

Fim da primeira etapa sobre Como Criar um Site Perfeito…

Esta fase foi mais direcionada ao criativo, organização e planejamento do site. Agora nós vamos falar um pouco mais sobre as questões mais técnicas. Calma, confie em mim, não é nada assustador!

Como Criar um Site Perfeito – Fase 2

Iniciando a fase 2 sobre como criar um site perfeito, começamos falando sobre a codificação do site. Vale dizer que no início, a codificação é uma das suas menores preocupações. Claro que é importante seu site ser muito bem codificado, mas, se você não tirar bom proveito disso, se na primeira fase você não dedicou tempo suficiente…

Passo#6: Escolha da Plataforma e codificação

Pouco tempo atrás, você precisava contrator um desenvolvedor web ou uma agência desenvolvedora de sites para criar uma boa codificação para o site, a menos que você entendesse bem de programação e fizesse por conta própria.

Atualmente, existem diversas opções que não exigem conhecimento algum de programação e entregam um codificação excepcional. Dentro disso nós temos as plataformas de criação de sites, ou programas de criação de sites, chamados de CMS – Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo.

Um CMS vai permite que você crie um site muito rapidamente, e já tenha quase todos os recursos que você precisa para aplicar seu planejamento feito na primeira fase. Por estar “semi-pronto”, você vai poupar muito do tempo que seria gasto no desenvolvimento do site e, consequentemente, bastante dinheiro. Afinal, você não precisa mais pagar para alguém criar um site do zero para sua empresa.

Dentre as plataformas CMS, eu, particularmente, prefiro o WordPress, em alguns poucos casos utilizo ou recomendo o Joomla. Em 99% dos projetos de site que desenvolvemos aqui na M3 Marketing Digital utilizamos o WordPress mesmo, por vários motivos que ficam para um próximo artigo.

Utilizando o WordPress você precisaria de plugins para extender as funcionalidades do seu site, caso seja necessário. Estes plugins podem ser encontrados na internet, gratuitamente ou em versões pagas (premium), ou você pode ter que custear o desenvolvimento de algum, caso não encontre algum que atenda a sua necessidade.

Um ponto que você deve considerar é que sendo um CMS (ou mesmo que não fosse) você precisa estar sempre atualizando a plataforma, porque algumas vulnerabilidades são encontradas e corrigidas, alguns melhoramentos são feitos na interface, etc, com o objetivo de torná-la mais segura e funcional. Assim, você deve considerar fazer ou contratar uma manutenção proativa para o site.

Passo#7: Siga seu planejamento e adicione conteúdo

Agora, é hora do Copywriter e do Designer. Todo aquele conteúdo que você planejou e criou será inserido no site utilizando o Mapa do Site que você também determinou.

Espalhe este conteúdo pelo site de forma inteligente, utilizando texto e mídias (imagens, vídeos, sons) para que sua mensagem fique mais atraente. Não esqueça de facilitar o compartilhamento social desse conteúdo, adicionando botões que as pessoas podem clicar para compartilhar facilmente.

Na criação de publicação do seu conteúdo, você deve ter dois principais objetivos:

  1. Matar objeções em relação ao seu produto ou serviço;
  2. Valorizar o que você tem para oferecer.

Se você fez um bom trabalho até aqui, seu site será um sucesso!

Passo#8: Teste tudo do site

Quando você contrata alguém para desenvolver seu site, tenho certeza que este fará todos os testes, assim como fazemos aqui na M3 Marketing Digital. Mas, mesmo que você tenha contratado ou tenha feito sozinho, reteste tudo, cada ação que o visitante deve executar, cada item da navegação.

Veja se o site possui erros de codificação ou problemas nas funcionalidades. Identifique os problemas e reporte se for o caso.

Passo#9: Finalização

Tendo retestado tudo no site em relação à navegação, codificação e funcionalidades, releia o conteúdo e corrija eventuais erros que possam ter passado.

Mesmo que seu site ainda não tenha sido lançado, inclua o endereço do site em todos os meios (online e offline) possíveis – no seu cartão de visitas, folders ou outros materiais impressos, nas redes sociais, nos seus perfis públicos na internet, na sua assinatura de e-mail. Claro, quando você já estiver pronto para lançar, pois você não quer um monte de gente acessando seu site com algum possível erro ou sem estar mesmo no ar.

Esteja preparado para o lançamento!

Passo#10: Lance o site!

Seu site está pronto e revisado, chegou a hora de lançá-lo!

Você já deve estar divulgando no lançamento, mas deve considerar impulsionar o tráfego inicial comprando mídia, fazendo campanhas de links patrocinados ou nas mídias sociais. Seu conteúdo deve, utilizando as melhores práticas de SEO, fazer seu site ficar bem colocado nos resultados de pesquisa depois de algum tempo. Mas, enquanto isso, invista algum dinheiro, não muito, para promover seu novo site.

Esteja preparado para alguns imprevistos e falhas, e acompanhe de perto as estatísticas do site, tentando identificar tudo que precisa ser melhorado, seja no conteúdo, na usablidade ou navegabilidade do site.

Outras considerações

Lançado o site, você precisa ter definido quem vai gerenciar este site, quem vai cuidar do conteúdo, das atualizações e manutenção, quem vai responder os e-mails, quem vai cuidar da segurança e backups, quem vai nutrir os leads com conteúdo útil e relevante.

Independente de quem vai realizar estas tarefas, acompanhe de perto, não entregue o controle total do site na mão de outras pessoas. Acima de tudo seja consistente em relação ao seu site, seja fazendo ou pagando alguém para fazer.

Não espere que o site faça tudo sozinho ou que dê de imediato todo resultado que você espera. Você vai precisar sim continuar investindo neste site. Mas, se tudo for feito de forma profissional, seu site lhe dará muito resultado, talvez até além do que você espera.

Se você ainda não tem um site, não tem ideia de como começar e precisa de ajuda profissional, temos um arsenal de táticas e um método comprovado de resultados para a criação de sites – solicite agora mesmo um consultoria gratuita.

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