• Home / Criação de Sites / Como Criar um…
Como Criar um Site de Vendas

Como Criar um Site de Vendas

Criar Site de Vendas é a Solução Ideal para meu Negócio?

Neste artigo, vamos falar sobre como criar um site de vendas eficiente. Considerando suas necessidades, vamos analisar algumas opções disponíveis e vamos ver também como transformar seu site em um site de vendas, caso você já tenha um site e não queria desenvolver um site novo neste momento.

Antes de começar, quero dizer que este artigo é destinado à empreendedores, autônomos, pequenos e médios empresários, que querem criar um site de vendas – ou contratar – para ter controle total sobre ele, sobre seus próprios resultados, receitas. Outra coisa, você vai precisar de algum capital para investir, mesmo que bem pouco.

[Tweet “Criar Site de Vendas é a Solução Ideal para meu Negócio? #M3MD”]

Aqui está um Guia Rápido de Como Criar um Site de Vendas, caso você já queira saber os principais passos que terá que dar na hora de montar um site vendas para sua empresa ou negócio.

Mulher apontando para o Guia de Criação de Site de Vendas

Como Criar um Site de Vendas: o Guia Rápido!

Identifique seu Nicho

Antes de começar a pensar sobre como criar um site de vendas, você precisa identificar um ponto de convergência. Convergência? Sim, quero dizer uma interseção entre a sua paixão e o que interessa aos outros. Ou seja, não basta fazer o que se gosta se não há demanda de mercado, um público disposto a pagar por seu produto ou serviço.

Encontre as Necessidades Específicas e Defina o que vai Oferecer

Todo nicho tem várias necessidades. Se você não está em um nicho muito segmentado, também chamado de micro-nicho, você deverá focar em apenas uma ou poucas necessidades que irá atender – “Focar em tudo é igual a não focar em nada”!

Registre um Domínio e Contrate uma Hospedagem

Este passo é obrigatório. Uma vez que você já pesquisou e planejou a criação de um site de vendas, você deverá registrar um domínio e contratar uma hospedagem para seu novo site.

Você pode registrar seu domínio e hospedar conosco – Clique aqui!

Crie Conteúdo de Qualidade

Um dos erros mais comuns da maioria dos e-Commerces é não criar conteúdo útil e relevante para seu público. Não adianta querer apenas cadastrar produtos em um sistema de loja virtual e esperar que o Google despeje visitantes no seu site. Conteúdo é que atrai e engaja o Google e as pessoas.

Utilize o Google e Mídias Sociais

Você deve usar o Planejador de Palavras-Chave, não só para identificar as necessidades do seu nicho, mas também para identificar o que as pessoas estão interessadas. O que as pessoas estão procurando, que tipo de informação, que tipo de produto? Seu site fornece esse tipo de informação?

Criando conteúdo útil, de qualidade, para seu público-alvo, o Google elevará sua classificação e mandará tráfego qualificado para seu site. Você deve também usar as Mídias Sociais para compartilhar conteúdo útil e engajar as pessoas. Assim, vai gerar tráfego continuamente, o que é vital para qualquer site de vendas.

Defina uma Forma de Receber Pagamentos

Não adianta criar um site de vendas sem ter um meio das pessoas pagarem pelo que você tem para oferecer. Você precisa escolher como irá receber pagamentos, mas o que eu recomendo é que você utilize Gateways – meios de pagamentos online – onde você conseguirá oferecer as principais formas de pagamento sem precisar ter uma estrutura própria de cobranças. Os mais recomendados aqui no Brasil são: PagSeguro, PayPal, BCash e MoIP.

Antes de Criar um Site de Vendas

Primeiro, você precisa ter em mente que criar um site de vendas vai exigir mais recursos. Quando digo recursos, digo tempo e dinheiro.

Mulher com Dinheiro para Criar Site de VendasSegundo, você pode precisar responder algumas perguntas:

  • Qual a sua necessidade?
  • Quer vender o quê?
  • Quais são as melhores soluções disponíveis?
  • Você pode transformar seu site em um site de vendas?
  • Você consegue fazer tudo sozinho?

ATENÇÃO: No final, vou te dar algumas dicas práticas de Como Criar um Site de Vendas Eficiente, independente de você criar seu próprio site ou contratar alguém para desenvolvê-lo.

Nota: O que vamos falar aqui é sobre como criar um site de vendas próprio, sem que você precise alugar, pagar mensalidades, ou depender da estrutura de terceiros. Mas, se você está começando do zero, sem experiência, sem recursos, sem tempo e sem muito dinheiro para investir, você pode considerar as dezenas de soluções de loja virtual existentes na internet.

Criar Site de Vendas Grátis ou Pago?

Esta é uma pergunta comum que as pessoas fazem quando pensam em criar um site para seu negócio. Costumo dizer que se você é realmente sério não tem por que pensar em criar um site de vendas grátis.

Como criar um site de vendas gratis pode ser um bom negócio para sua empresa? Não, criar um site grátis nunca me parece ser uma boa ideia quando se trata de negócio.

Vale lembrar que este artigo é para aqueles que querem ter controle total e criar um site de vendas próprio, mas aqui estão algumas soluções, caso você queira realmente criar um site de vendas gratuito – Você nem vai precisar ler até o final caso seu perfil esteja fora do que eu falei:

Exitem outras plataformas que oferecem lojas virtuais à custos baixíssimos, caso você não tenha tempo e nem dinheiro para investir, basta fazer uma busca rápida no Google.

Tipo de Sites de Vendas

Chegamos até este ponto onde vamos mostrar os tipos mais comuns de sites de negócios para quem quer criar um site de vendas.

Tipos de Sites

Antes de mais nada, você precisa definir que tipo de vendas você pretende fazer em seu site. Existem vários modelos de negócios diferentes e você precisa entender as particularidades de cada um. São eles:

Venda de Produtos Físicos

Para vender produtos físicos, você precisa de uma loja virtual tradicional. Você precisará se preocupar com a logística, com o gerenciamento de produtos em estoque, pedidos realizados, pagamentos efetuados e formas de atendimento ao cliente, desde o acesso aos seus pedidos, dados de entrega, posição de entrega, etc.

Se você trabalha com produtos físicos, dependendo do seu nicho, recomendo que você tente utilizar plataformas de vendas que possam dar apoio ao seu negócio, tais como Mercado Livre, Google Shopping, AliExpress, Bom Negócio, OLX e outros.

Você deverá criar um site de vendas e utilizá-lo estrategicamente para geração de leads e remarketing, principalmente.

Existem alguns segmentos que têm plataformas específicas, como para automóveis existe a WebMotores e o iCarros. Para imóveis, tem o ZAP e outros. Enfim, você deve saber identificar as melhores oportunidades para o seu negócio.

Produtos Digitais e Infoprodutos

Criar um site de vendas para produtos digitais ou infoprodutos (produtos de informação: ebooks, cursos, webinars, etc) é um dos melhores negócios que você pode fazer. Não precisará de logística e as preocupações com sistema e atendimento serão mínimas.

Você poderá criar um site de vendas no piloto automático. O seu usuário entra no site, escolhe o produto, faz o pagamento e obtém acesso ao produto digital imediatamente, que pode ser entregue em um e-mail, página de agradecimento, área exclusiva de membros, etc.

Produtos de Terceiros

Sim, é possível criar um site de vendas para produtos de terceiros, especialmente trabalhando com o marketing de afiliados – método onde você indica produtos de terceiro e recebe comissões de vendas variáveis.

Você pode criar um site, criar um blog, ou até um loja virtual para vender os produtos de terceiros, seja como afiliado ou representante de vendas.

Vender Serviços

Outro segmento clássico é a venda de serviços – Você quer criar um site de vendas para seus serviços, sejam eles digitais ou físicos.

Se você presta serviço, não deve apenas pensar em criar um site institucional, um site falando dos serviços que você presta. Você deve criar um site vendedor, um site que converte, ou seja, transforma visitantes em clientes.

O que você deve analisar depois de definir o tipo?

  1. Quais recursos você vai precisar?
  2. Quem vai gerenciar o site?
  3. Onde e quanto você precisa ou pode investir?

Serviços e Plataformas para Criação de Sites de Vendas

Como criar um site de vendas em menos tempo e com menor investimento possível?

Nota: Você sabe sua situação atual, se pode investir ou não. Se você não tem como investir na criação de um site de vendas para o seu negócio, deve considerar as opções que dei anteriormente, mas também não deve deixar de aproveitar as oportunidades que a internet oferece. Mas, se você chegou até aqui, deve realmente levar seu negócio a sério e realmente quer criar um site de vendas que dê resultados financeiros para o seu negócio.

Independente se você vai criar um site de vendas por conta própria ou se vai contratar uma agência de marketing digital, você deve optar pelo uso de plataformas open-source – Softwares gratuitos, de código aberto, que podem ser utilizados para a criação de sites.

Geralmente estas plataformas também são chamadas de CMS – Content Management System – Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo. Geralmente são baixadas e instaladas em sua hospedagem, mas a maioria das empresas de hospedagem oferecem a instalação direta (1-Click) destas plataformas.

Principais Plataformas CMS para Criação de Sites de Vendas

Amo Criar Site de Vendas com WordPressWordPress

Eu amo o WordPress! s2… Se você quer criar um site de vendas, seja institucional, seja um blog ou um site de comércio eletrônico, você é plenamente capaz disso usando o WordPress. Você não vai precisar de tanto conhecimento técnico, caso queira fazer por conta própria, ou vai pagar menos, caso a agência ou desenvolvedor web utilize o WordPress para criar seu site de vendas.

Aqui na M3 Marketing Digital utilizamos o WordPress em 90% dos nossos projetos de lojas virtuais!

Simples, objetivo, fácil de administrar e configurar, bastante escalável, extensível com os plugins, e você encontra toneladas de recursos para WordPress disponíveis na internet.

Magento

Se você precisa criar um site de vendas robusto, uma loja virtual bem complexa com integrações com CRM, ERP, gateways de pagamento, sistemas anti-fraude, logística, e se tem conhecimento técnico mais avançado, ou se tem mais recursos para investir, provavelmente o Magento será sua melhor opção.

O Magento é utilizado em mais de 150 mil lojas virtuais em todo mundo e oferece bastante recursos para profissionais e empresas de maior porte, com dezenas ou milhares de produtos, e que precisam de mais robustez.

Outras Plataformas para Criação de Lojas Virtuais

Além das duas que eu citei acima, você tem diversas opções intermediarias, como o Joomla (+Virtuemart), PrestaShop, OpenCart, e outras plataformas profissionais para criação de sites de comércio eletrônico.

Existem plataformas também, como Shopify, que podem oferecer os recursos que você precisa para criar um site de vendas para o seu negócio.

Como Transformar seu Site Atual em um Site de Vendas

Agora, se você já tem um site, terá que analisar os critérios acima, os tipos de sites de vendas e como implementá-los no seu site.

Se você usa o WordPress, poderá instalar o WooCommerce – plugin de e-commerce completo para WordPress. Assim, seu site de vendas estaria no ar em poucos passos.Se você tem um site em Joomla, basta instalar o Virtuemart.

Se você tem um site antigo e não quer reformulá-lo agora, você pode considerar inserir botões de pagamento utilizando os gateways, como o PayPal e PagSeguro. Mas você não deve descartar a reformulação deste site.

Se você já tem um site e gostaria de criar uma loja virtual independente, pense bem a respeito. Eu recomendo que você utlize o próprio domínio e que acompanhe tudo bem de perto com o Google Analytics.

Dicas Práticas para Criar um Site de Vendas Eficiente

Dicas Práticas para Criar um Site de Vendas

Use Imagens Atraentes

Imagens atraente podem manter a atenção do seu usuário no seu site, no seu conteúdo. Mas, cuidado em utilizar imagens da internet, pois elas podem ter direitos autorais associados e que não permitem o uso comercial.

Capriche na sua Copy

Copy é o texto promocional, texto de vendas, conteúdo que tem o objetivo de converter o visitante em cliente. Procure destacar os benefícios do seu produto ou serviço, não apenas suas características. Usar elementos persuasivos e gatilhos mentais é fundamental para ter bons resultados.

Crie Conteúdo Útil e Relevante

Como criar um site de vendas e ter resultados reais se você não produz conteúdo? Hoje em dia, se você não informa, educa, engaja seu prospect, você não vende. E, nada melhor do que conteúdo para atrair e manter as pessoas engajadas.

Crie Relacionamento com seu Público

Uma das metas principais de um site de vendas é a geração de Leads – pessoas que deixam seu e-mail para receber mais informações. Você deve oferecer uma recompensa digital em troca dos dados do usuário, mas depois de inscrevê-lo em sua lista, você deve iniciar e manter um relacionamento com ele usando estratégias de e-mail marketing.

Envolva seus Clientes

Seus clientes vão comentar sobre você, querendo ou não. Então, já que é inevitável, utilize as ferramentas digitais para dar voz e destaque aos seus clientes. Utilize seus depoimentos no seu site, utilize isso como prova social. Sempre responda às suas solicitações, e nunca crie barreiras para seu cliente.

Aumente sua Visibilidade com SEO

Você não precisa ser especialista em SEO, mas você deve conhecer o básico de SEO para melhorar a visibilidade do seu site no Google e outros mecanismos de busca. Otimização de Sites (SEO) – Pronuncia-se Éssiou! – é um conjunto de táticas utilizadas para facilitar o trabalho dos buscadores em encontrar seu site e conteúdos relevantes à pesquisa do usuário. Inclui a otimização de títulos, meta descrições, palavras-chave, velocidade e arquitetura do site, até construção de links (link building) para o seu site na internet.

Atenda muito bem seu Público

Você precisa estar atento ao seu público, ao que ele tem a dizer, e pode utilizar as redes sociais para criar um canal de comunicação. Dependendo do porte do seu negócio, você pode precisar de um sistema de CRM. Não os deixe muito tempo sem resposta e utilize seu conteúdo para matar objeções e valorizar seus produtos ou serviços.

Mantenha seu Site Seguro

Aprender como criar um site de vendas é ótimo, mas sem torná-lo seguro é como “construir um castelo na areia”. Primeiramente, você deve fazer backups regulares do seu site. Depois, você precisa adotar métodos de segurança que evitem roubo dos dados, envio de spam e invasão.

Conclusão

Muitas empresas enfrentam mais dificuldade do que deveriam porque agem errado na internet. Algumas buscam informações nos lugares errados, outras querem vantagem em tudo, ou querem tudo de graça. Se você é sério com seu negócio, deve encarar a criação de um site de vendas como a abertura de uma filial da sua empresa – precisa continuar investindo tempo e dinheiro para torná-la cada vez mais lucrativa.

Criar um Site de Vendas com a M3 Marketing Digital

Na M3 Marketing digital nós sempre procuramos orientar as pessoas, independente de fecharmos negócio ou não, e é por isso que você está lendo este artigo. Agora, nós temos a experiência para buscar os melhores resultados para o seu negócio. Se você quer saber como nossa agência pode ajudá-lo a criar um site de vendas, gerar leads e aumentar sua receita, entre em contato conosco para uma consultoria gratuita, sem compromisso.

Mesmo que não sejamos contratados, vamos tentar mostrar a direção certa para o seu negócio. Mas, se você quiser que assumamos esta responsabilidade, vamos mostrar a você como a internet pode ser uma máquina de lucratividade para seu negócio – Solicite Orçamento Agora!

Espero que estas informações tenham sido úteis para você. Espero também que você deixe um comentário abaixo com suas dúvidas e/ou considerações sobre este assunto. Não esqueça também de compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais.

Então, até o próximo artigo.

Serviços relacionados: Criação de SitesE-mail MarketingLinks PatrocinadosOtimização de SitesGestão de Mídias Sociais.

1 Comentários

Escrever um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.