• Home / Criação de Sites / Agência de Criação…
7 razões para contratar uma agência de criação de sites

Agência de Criação de Sites – 7 razões porque você deve contratar uma

Por que você deve contratar uma Agência de Criação de Sites? Ou, por que você deve contratar um profissional para criar um site para sua empresa?

Antes de começar a falar sobre os motivos pelos quais você deveria contratar uma agência de criação de sites, você deve saber que: 1) Este post não é para quem quer criar um site grátis; 2) Sim, contratar uma empresa de criação de sites, ou profissional, vai custar mais caro.

Mas, se você está procurando a melhor e mais acessível forma de criar um site e acha que contratar um profissional é algo caro, espere o resultado de contratar um amador. Então, não tire conclusões precipitadas e leia minha dicas até o final – combinado?

O mundo hoje está interconectado, interativo, dinâmico, e nada menos do que isso deve ser o seu site. Ele deve ser capaz de garantir uma presença forte na internet e se adaptar as mudanças do meio digital. Obrigatoriamente seu site deve sim ser otimizado para o Google e outros motores de busca, mas, muito além disso, para os usuários, com seus dispositivos móveis, oferecendo conteúdo de qualidade, conteúdo atualizado, e usar táticas que geram negócios e oportunidades para sua empresa. Claro, o design do seu site também deve ser atrativo e capaz de manter a atenção do seu público-alvo.

Você pode não saber, mas 97% dos sites criados por amadores falham nestes pontos citados. Mas sua empresa merece algo melhor que o fracasso, certo? Contratando uma agência de criação de sites profissional, você terá a vantagem de poder se concentrar no seu negócio ao invés de ter que aprender técnicas de programação para web, SEO, etc, mesmo que minimamente.

7 Razões para Contratar uma Agência de Criação de Sites

Com a contratação de uma agência de criação de sites profissional, você garante que todos os elementos do seu novo site serão otimizados e projetados para trazer os melhores resultados para sua empresa. A criação de sites profissionais vai além de um pouco de código com conteúdos e imagens. Uma agência de sites, ou de marketing digital, ou mesmo um profissional, terá todos os recursos que seu site vai precisar para ter sucesso na internet, à um custo menor do que você poderia esperar, ou que investiria em uma solução offline, que trouxesse os mesmos resultados.

[Tweet “Aqui estão 7 razões para contratar uma agência de criação de sites #M3MD #CriaçãoDeSites”]

Então, sem mais delongas, aqui estão as 7 principais razões pelas quais você deve considerar a contratação de uma empresa ou profissional de criação de sites:

1. Experiência

Criar sites profissionais, sites responsivos, amigáveis aos buscadores e aos seus usuários, não é tão fácil. Se você não acredita em mim, experimente fazer por conta própria! A menos que você entenda sobre CMS, padrões da web, algumas linguagens de programação, como o PHP. Pois, se você não tem esses conhecimentos, a curva de aprendizado pode fazê-lo perder oportunidades. Agências de criação de sites já são experientes nisso, por que pagar para aprender?

E se você empacar em alguma etapa? Existe um processo no desenvolvimento de sites, e alguns problemas podem ocorrer durante a criação. Está certo, alguns deles podem ser resolvidos com mais facilidade, mas outros podem exigir uma revisão minuciosa na codificação, ou a criação de soluções complementares. Vai por mim, é melhor deixar isso para uma agência de criação de sites profissional.

Além disso, uma agência de criação de sites pode ajudá-lo com outras partes do processo como o registro do domínio, contratação de uma hospedagem, configuração de contas de e-mails, e outros serviços associados à criação de um site. E, mesmo que você já tenha tudo isso, é provável que você precisa reconfigurar algumas coisas com a criação de um novo site, e uma agência de site pode ajudar.

Visão além do alcance

2. Visão

Agências de web design trabalham com as principais tecnologias, e ao lidar com isso no seu dia-a-dia adquire experiência para saber quais são as melhores soluções para o seu site a partir das suas necessidades, mas pensando mais adiante.

Uma agência de sites profissional e de qualidade mantém seus olhos no futuro. Assim, desenvolverá seu site considerando o que vêm pela frente. Como seu site iria estar daqui a dois anos?

Contratar uma agência de criação de sites também pode ajudá-lo a não ficar para trás no mundo digital, pois ela sabe o que vem pela frente, ou pelo menos tem pistas, e pode aconselhar você e ajudar a planejar inovações com antecedência.

3. Recursos

Uma agência de criação de sites, por mais iniciante que seja, tem diferentes recursos para criar sua presença online de maneira eficaz. Um profissional ou uma empresa de criação de sites geralmente combinam a experiência e a visão de mercado que tem para criar soluções e estratégias que vão garantir os melhores resultados para o seu negócio.

Dependendo do seu projeto, serão necessárias outras especialidades como criação de conteúdo, otimização de sites, estratégias de mídias sociais, e outras, para que seu novo site atinja o seu público e o objetivo do seu negócio.

Esses recursos que uma agência de criação de sites tem, pode fazer diferença no seu sucesso online, pode garantir a consistência do projeto do início ao fim, pode reduzir os riscos, além de reduzir custos extras pós-lançamento do site.

Você também sabe que é melhor prevenir do que remediar, tratar a causa do que as consequências, não é verdade? Então, ter os recursos necessários desde o inicio garante que falhas ou potenciais problemas que geralmente acontecem durante o desenvolvimento de sites, sejam tratados com eficácia.

Uma desses recursos que podem fazer uma diferença gigantesca para o sucesso de sua estratégia digital, pode ser a otimização de sites (SEO). Seja para criar conteúdo otimizado ou uma estrutura de site otimizada, pode garantir que seu site fique bem classificado, e com isso, gere mais tráfego orgânico e aumente suas oportunidades.

4. Processo

Criar um site é um processo, muitas vezes complicado, que exige um planejamento bem cuidadoso desde o início. Uma agência de criação de sites normalmente tem um processo definido, uma metodologia pré-estabelecida, com base na sua experiência, visão e recursos.

Para que isso serve? Para garantir que seu projeto tenha continuidade e fluidez da concepção da ideia ao lançamento. Garantia de que nenhum detalhe importante será esquecido ou ignorado.

Aqui na M3 Marketing Digital, trabalhamos com uma metodologia que funde dois conceitos/métodos comprovadamente funcionais – 8Ps do Marketing Digital (Conrado Adolpho) e (P)RACE (Planejar, Alcançar, Agir, Converter e Engajar) (Smart Insights) – aplicado à uma nova abordagem chamada de Inbound Marketing.

Basicamente, temos um fluxo de trabalho da seguinte forma:

  1. Estratégia – Fazemos uma pesquisa e planejamento de marketing digital, que vão definir todo o processo de criação do site.
  2. Projeto – Aqui vamos aplicar o planejamento na produção do site e das ferramentas associadas, bem como aspectos do design e elementos necessários. Aqui é apresentado ao cliente que precisará aprovar.
  3. Execução – Aqui tudo se transforma em realidade, implementamos todas as funcionalidades do projeto.
  4. Teste – Testamos tudo, desde a compatibilidade com os navegadores, dispositivos, bem como as conversões do site.
  5. Lançamento – Tudo testado e funcionando, é hora de lançar o site.
  6. Acompanhamento – Analisamos o desempenho do site e fazemos ajustes necessários.

Este processo quando executado por uma agência de criação de sites, inclui prazos para cada etapa da criação do novo site. Havendo necessidade, a agência de sites pode disponibilizar um sistema de gerenciamento de projetos, onde é feito o acompanhamento de cada etapa da criação do site.

5. Escalabilidade

Em campanhas de inbound marketing (marketing digital), é normal que o site esteja em uma escala pequena. Normalmente, novos sites têm algumas poucas e mais importantes páginas, pouco conteúdo e um ou outro formulário de contato. Mas, se sua estratégia de marketing digital for consistente, e se o profissional ou empresa de criação de sites fizer um trabalho realmente eficaz, essa condição de escala não deve durar tanto tempo.

Se você cria um blog no seu site, porque entende a importância do conteúdo, melhora sua interação nas mídias sociais, e faz um trabalho bem básico de marketing na internet, não vai demorar até que seu site atinja escalas bem maiores. Se você adiciona ainda um pouco mais de interatividade, opções de pagamento online, um sistema de carrinho de compras, ou algo do tipo, já estamos falando de um site razoavelmente complexo.

Agora, como seu site estará preparado para escalar?
Será que você precisará refazer o site, ou gastar bastante para incluir os recursos que deseja?

Uma agência de criação de sites séria e profissional, não só deve criar seu site pensando na sua presença online inicial, mas já prevendo um aumento de escala no futuro, pelo menos é assim que trabalhamos por aqui.

Ao usar sua experiência e visão, uma agência de criação de sites pode ajudá-lo a antecipar tendências, planejar e executar o que for preciso para aproveitá-las ao máximo à medida que surgem.

Minha experiência têm mostrado que este é o fluxo normal e não demora para acontecer. Rapidamente meus clientes querem adicionar mais conteúdo, mais funcionalidades em seus sites. Criando um site profissional e eficiente, todos estes recursos poderão ser implementados sem ter que desenvolver um novo site ou parte do site existente.

Economia na Criação de Sites6. Custo

Exato, você não leu errado! Mesmo falando no início que teríamos um custo maior…

Não tem como desassociar a contratação de uma agência de criação de sites de seus custos, é fato. Mas, aqui está o que eu vejo as pessoas fazerem diariamente:

(1) Você tenta criar tudo por conta própria, realmente dá tudo de si para criar um site para sua empresa. Mas, depois de algumas dezenas (ou centenas) de horas você desiste. (2) Ou, em vez disso, você decide falar com o “sobrinho” (filho do vizinho, garoto da informática, conhecido da igreja, do trabalho, etc…) para ajudá-lo. E depois de alguns dias (ou semanas, ou meses), você desiste. (3) Ou então, você entra num site de freelancers, como muitos recomendam, mas é provável que só perca seu dinheiro, ainda mais se for de outro país, como na Índia. Então, você volta aqui, depois de um bom tempo perdido e, muitas vezes, alguns milhares de reais também. E, mesmo que seja só o tempo perdido – “tempo é dinheiro!”

Não vou ocultar isso de você… Contratar um agência de criação de sites vai custar-lhe alguns milhares de reais sim, dependendo do seu projeto. Mas, depois de 1 ou 2 meses, essa agência de sites vai lançar o seu site, o que pode e deve significar um aumento das chances do seu negócio aumentar seu faturamento. Não é isso que você quer afinal?

Agora, outra coisa que tenho que alertar você é que eu, por exemplo, durante muitos anos desenvolvi projetos que custavam bastante tempo e dinheiro para meus clientes, mas hoje o processo encurtou bastante, principalmente graças aos CMS – Sistemas de gerenciamento de conteúdo – como o WordPress, Joomla, Drupal, etc.

Mas por que isso é melhor? Por vários motivos:

  • Se existe uma solução parcialmente desenvolvida, você tem uma redução sensível no cronograma de trabalho, reduzindo horas de trabalho, consequentemente reduz os custos.
  • Você mesmo poderá atualizar e manter seu próprio site, se quiser, eliminando a necessidade de um webmaster.
  • Você pode escalar com muito mais facilidade adicionando dezenas de recursos disponíveis na internet. Mesmo que pague por isso, é muito mais barato e rápido, do que ter que desenvolver um novo site ou parte dele.
  • Geralmente os CMS tem uma grande comunidade de colaboradores, que podem ajudá-lo caso haja necessidade de suporte.
  • Se tiver problema com sua agência de criação de sites, não terá dificuldade em encontrar outra que possa atendê-lo.
  • O suporte para um CMS é muito mais tranquilo, rápido e barato.

7. Suporte

Já falei acima que se você obtiver um site criado com WordPress, ou outro CMS, não terá dificuldade em conseguir suporte, mesmo que tenha que buscá-lo nas comunidades do CMS, ou mesmo contatando outros profissionais ou agências de sites.

Mas trocar de agência não é o que você quer, não é o que você espera. Você quer resultados com o menor esforço possível. Quando digo esforço, me refiro à tempo, dinheiro, estresse, problemas, etc. Você entende que a melhor opção para o seu negócio é mesmo contratar uma agência de criação de sites, mas quer que esta parceria dure e traga resultados tangíveis para sua empresa.

Assim, você precisa se certificar que esta agência de criação de sites é mesmo qualificada para dar o suporte necessário, além de um bom atendimento, é claro.

Atendimento na Criação de Sites

Por exemplo, vejo muitas pessoas que aprenderam a criar sites em WordPress abrirem agências ou oferecerem serviços de freelancer, mas sem nenhum conhecimento de codificação – sim, isso é mais comum do que imagina. Eu mesmo dou suporte de programação para alguns “desenvolvedores de sites”, quando estes têm dificuldade com a codificação, ou quando o problema é mais sério.

Você deve analisar se realmente a agência de criação de sites que você está contratando possui conhecimento suficiente para atender qualquer tipo de demanda de suporte do seu site.

Usar um CMS, por exemplo, é importante e altamente recomendável, como já falei, mas por se tratar de um software open-source (código aberto) está sempre sujeito à ataques que exploram vulnerabilidades, algumas até divulgadas constantemente.

Outro ponto importante que eu gostaria de destacar é que estou falando muito aqui sobre agência de criação de sites, pois o assunto é sobre a criação de sites, mas como eu disse, seu projeto pode exigir outras especialidades de marketing digital. Então, certificar-se de que a agência de sites é na verdade uma agência (full-service) de marketing digital pode fazer diferença nos resultados do seu negócio. Considerando que para obtermos resultados precisamos de mais esforços de marketing do que apenas o site no ar.

Outras considerações ao contratar uma agência de criação de sites

Você viu acima 7 porquês, motivos, benefícios, de se contratar uma agência de criação de sites profissional. Você viu também que, dependendo do seu projeto, você pode precisar de outras especialidades, outros serviços agregados, tais como a otimização (SEO), gestão de mídias sociais, links patrocinados, etc. Você pode precisar de outros recursos também, então, seu primeiro passo é certificar-se de que a agência possui todos os recursos para atender ao seu projeto.

Agora, uma coisa deve ser dita aqui: No processo de criação de sites, uma boa parte é responsabilidade sua como cliente. Então, se você não sabe bem qual é a sua parte, e a agência de criação de sites ainda não falou nada, pergunte-os sobre isso. É sempre bom entender todo o processo desde o início do que ter que parar no meio para explicar responsabilidades.

Independente do tipo de site que você deseja criar para sua empresa, seja um site instituicional, um blog corporativo, um e-commerce, etc, uma agência de criação de sites profissional deve ser capaz de entregar a tempo e dentro do orçamento combinado.

Existem mais benefícios além destes. Por exemplom, as melhores agências de criação de sites costumam oferecer algum suporte e treinamento, que podem ser muitos úteis na gestão do novo site.

Outra coisa, como eu falei, se a agência oferece outros serviços complementares, é melhor para você ter um fornecedor apenas (ou poucos), para manter a continuidade da sua presença digital, também simplificando o processo e execução do projeto. E é isso que você deseja certo?

Seus Próximos Passos

A decisão é sua!Você leu aqui vários argumentos, vários fatos, agora é precisa decidir o que é melhor para atingir os resultados que espera. Se você realmente quer criar seu próprio site, eu admiro sua coragem e até valorizo isso, e desejo todo sucesso do mundo. Mas, se você é como a maioria dos empresários inteligentes que já sabem que devem focar no seu negócio, então, deixe-nos ajudar a encontrar a melhor agência de criação de sites para o seu projeto – que pode ou não ser a M3 Marketing Digital.

Somos especialistas em inbound marketing, na criação de campanhas de marketing digital, no desenvolvimento de sites responsivos e que convertem, e podemos atendê-lo com (quase) qualquer orçamento. Seja seu projeto para um site corporativo altamente personalizado, uma loja virtual, um site de pequena empresa, blogs, ou outros. Vamos iniciar uma conversa sobre isso? Solicite um orçamento clicando no link abaixo:

Quero um Orçamento Grátis

Agora, se você ainda não está convencido se deve ou não contatar uma agência de criação de sites, não se preocupe! Entre em contato conosco e teremos prazer em ouví-lo. Vamos tentar responder suas dúvidas, e ajudá-lo a definir a melhor estratégia para o posicionamento digital da sua empresa. E, como uma agência de criação de sites, essa é uma das nossas especiailidades!

Espero que este conteúdo posso ter ajudado você a entender as melhores razões para contratar uma agência de criação de sites ou de marketing digital. Deixe um comentário abaixo sobre o que você pensa sobre a contratação de uma agência de criação de sites ou de um profissional freelancer, ou se prefere criar seu próprio site e por que.

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *