Erros Mais Comuns na Criação de Sites
Criar um Site na Web definitivamente não é uma tarefa impossível, mesmo que você não tenha nenhum conhecimento técnico, de programação, ou experiência em criação de sites. A criação de site é um processo que começa com a necessidade e passa pelo planejamento, até que seja executada. Ter a mentalidade certa, antes de criar um site para sua empresa, poderá ajudá-lo a mudar o destino da sua empresa na internet.
Para ajudar você a desenvolver o site da sua marca da maneira correta, mostraremos alguns dos erros mais comuns que as pessoas cometem no desenvolvimento de sites. Se você evitá-los, já aumenta consideravelmente suas chances de sucesso online.
Hospedagem & Site Gratuito
Sabemos que existem pessoas que sentem que não deveriam ter que pagar para criar um site e mantê-lo no ar. Isso é comum porque atualmente existem tantas possibilidades e ofertas neste sentido como criar sites gratuitos utilizando plataformas como o Blogger, WordPress.com, Wix, e tantas outras.
Mas, se você quiser que as pessoas e os motores de busca levem a sério seu site, você precisa registrar seu próprio domínio, contratar uma hospedagem e desenvolver um site que representa sua empresa na internet.
O custo anual do registro de um domínio é muito baixo, talvez menos que uma pizza que você coma no final de semana – algo em torno de R$30 reais por ano. O custo de hospedagem pode variar, mas na maioria dos casos não custa tanto mais que R$50 mensais.
Fazer um site para minha empresa é diferente de fazer um blog pessoal. Você precisa criar um site profissional, que gere a segurança que seu público espera. Você mesmo pode criá-lo usando programas para desenvolver sites, como o WordPres, mas se você não tem a confiança de que pode criar algo que vá representar o seu negócio na internet, não hesite em contratar alguém.
Veja alguns dos custos associados a criação de sites. (Em Breve)
Afinal, você conseguiria abrir um negócio off-line com tão pouco?
Além disso, criação de sites gratuitos têm grandes desvantagens, tais como:
- Não pode adicionar todas as funcionalidades que deseja
- Não pode monetizá-lo de todas as formas
- Pode perdê-lo a qualquer momento
A verdade é que este site nunca será seu!
Não faça isso, não cometa o erro de muitos, que criam sites gratuitos, mas depois têm que migrar para uma estrutura paga, perdendo sua classificação nos motores de busca e público, que podem ter custado bastante tempo e dinheiro a você.
Seja inteligente… Pense se criar um site gratuito é inevitável para sua empresa, se for, talvez você deveria investir seu tempo em outra atividade.
Também vemos muitos empresários contratando “sobrinos”. Sobrinhos não são profisisonais recomendados para criar um site para minha empresa. Sobrinho são quebra-galhos, pessoas que acham que entendem algum coisa, e que você vê neles uma oportunidade de criar um site grátis ou próximo disso.
Se você sabe que tem que contratar um profissional ou agência de marketing digital para criar um site para sua empresa, a primeira coisa que você deve ver é o seu site – O site desse profissional ou agência reflete exatamente aquilo que você está buscando? Já pesquisou outros? Já comparou?
Também não é porque é seu amigo ou conhecido que você deve fazer com ele, se o trabalho dele não está no nível que seu negócio precisa para avançar.
Foco
[Tweet “As pessoas não vão apenas visitar seu site porque você têm uma boa ideia, produto ou serviço.”]
A internet está cheia de sites de boas ideias! Você precisa, antes de começar a criação de conteúdo para o site da sua empresa, identificar exatamente quem é seu público, suas necessidades, dores, quem você realmente quer atingir.
Um método eficaz para definição do público certo é criar uma Buyer Persona (Pesquise sobre isso). Buyer Persona é uma personagem que representa seu público ideal.
Definir um nicho de atuação é tão importante ou mais que a persona na criação de sites. “Priorizar tudo é como não priorizar nada!” Você deve ter em mente o mercado que quer atingir.
Quanto melhor você definir o seu nicho certo, e o público dentro desse nicho, mais fácil será atraí-los e vender seus produtos e serviços. Quanto mais você sabe sobre seu público, melhor produzirá conteúdo e a linguagem correta para transformá-los em clientes.
Você pode usar o Planejador de Palavras-Chave do Google para encontrar nichos, públicos e necessidades. Você deverá encontrar vários tutoriais de como usar esta ferramenta no YouTube, mas aqui está uma forma de analisar a demanda de mercado usando o Planejador do Google – Clique aqui (Em Breve)!
Então, antes de criar site, invista um tempo pensando onde quer atingir, quem quer alcançar, seu sucesso dependerá muito disso.
Começar Querendo Vender
Pense comigo: Alguém na internet sabe quem você é? Sua marca já é reconhecida online? As pessoas estão buscando sua empresa no Google? Você já tem tráfego suficiente?
Se sua resposta foi “NÃO” para qualquer uma das perguntas acima, você deve começar com conteúdo, e não querendo vender seu peixe. As pessoas buscam informações.
Construa sua reputação online, melhore sua classificação no Google, gere interesse do seu público através de conteúdo útil e relevante. Então, você estará pronto para pensar em vender na internet.
Esse é um erro bem comum – Querer vender para quem não te conhece. As pessoas compram de quem elas conhecem ou confiam. A menos que você tenha um bom dinheiro para gastar em publicidade… Comece com conteúdo!
Tendo desenvolvido um público você estará pronto para seguir adiante. Essa é a maneira certa de vender online quando você ainda não construiu reputação.
Além disso, é bem mais fácil para começar e se posicionar em um nicho, quando você produz conteúdo de qualidade. Atenda às necessidades do público com informações úteis e relevantes.
Deixar de Fazer Manutenção
[Tweet “Um site é como uma máquina – requer manutenção constante.”]
Essa manutenção não é apenas de conteúdo – isso já sabemos que é vital para o bom posicionamento na internet – mas também da plataforma que foi utilizada para a criação do site.
Se você foi inteligente na fase de criação do site (ou se ainda vai criá-lo), você optou por um CMS, como o WordPress. O WordPress é um software de código aberto (open-source) que está constantemente sendo atualizado, por questões de segurança, usabilidade, etc. Se você fica meses sem atualizar seu site, ele está correndo sérios riscos. Isso vale mesmo que você não tenha usado uma dessas plataformas.
Seu site pode parar de funcionar, pode ser hackeado, pode ser usado como uma plataforma para envio de SPAM, ou coisa pior.
Então, tenha em mente que você, ou quem você vai contratar, deverá atualizar o site. No caso do WordPress, atualizar o próprio software, assim como plugins e temas.
Não Investir na sua Reputação Online
Você acha que apenas criando um site para sua empresa vai dar resultados imediatos? Quantos sites você acha que são lançados diariamente na internet?
[Tweet “NÃO, apenas criar um site não vai garantir o sucesso da sua campanha de marketing digital!”]
Você precisa de uma estratégia na criação de sites! Atualmente a M3 Marketing Digital utiliza uma estratégia de marketing digital que se chama Inbound Marketing, que tem se mostrado a mais eficiente com o passar do tempo. Nesta abordagem, você precisa usar táticas como o Marketing de Conteúdo, SEO, E-mail Marketing e Mídias Sociais para alcançar as pessoas interessadas no que você tem para oferecer.
O Marketing de Busca (SEM ou Links Patrocinados) também podem ajudar sua empresa a se posicionar mais rapidamente, atingindo um público qualificado, desde o início, já que o método de Inbound Marketing é construído com o passar do tempo.
Não Acompanhar de Perto os Resultados
Outro erro comum é não usar Analytics. Ou seja, não analisar os dados da sua campanha de marketing digital – quantos visitantes seu site teve, quantas curtidas na página, quantos leads foram gerados, quantos clientes converteram, qual foi o ROI (retorno sobre o investimento) que obteve em sua campanha.
[Tweet “O que não é medido, não pode ser melhorado! Princípio básico para a otimização”]
Se você souber onde está indo mal, você pode concentrar esforços, e onde está indo bem fortalecer ainda mais para escalar seu negócio.
Não Otimizar Constantemente o Site
Você vai analisar principalmente os dados do seu site, e vai encontrar os melhores pontos de otimização, seja otimização do conteúdo, da arquitetura da informação, das cores, design, o qualquer elemento que possa ser otimizado.
A Otimização de Sites (SEO) vai garantir que você atinja as melhores posições no Google, e a Otimização de Conversão (CRO) vai permitir que você melhore perceptivelmente suas conversões.
[Tweet “Otimizar Sempre… Isso é vital!”]
Esperamos que você evite cometer esses erros básicos na criação de sites. Existem muitos erros que não adicionamos aqui, mas não cometendo esses, em especial, você estará dando um bom seguimento à sua campanha de marketing digital.
Nós teremos o prazer de analisar sua situação online, basta solicitar uma Consultoria Gratuita.
Então, não deixe de escrever seus pensamentos, dúvidas e considerações nos comentários abaixo. Teremos todo prazer em ajudar em suas campanhas online.
2 respostas
Vocês indicam alguma hospedagem?
Recebi uma boa referência da PTWS mas parece que é para portugueses.
Indicamos esta!