Como Criar um Site para Minha Empresa – Em 5 Passos

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Como Criar um Site para Minha Empresa

Como criar um site para minha empresa? Essa é uma pergunta muito comum que vemos empresários pesquisarem na internet.

Foi-se o tempo em que tínhamos que explicar o quão importante era ter um site na internet, bem como todos os benefícios que isso garantia.

Assim, a criação de site para seu negócio é uma questão de sobrevivência, de posicionamento de mercado, de não ficar atrás da concorrência.

Além disso, atualmente trabalhamos com o Marketing da Atração e usamos principalmente o marketing de conteúdo.

Portanto, usamos nosso site para publicar esses conteúdos, com o objetivo de informar, educar e gerar valor para nosso consumidor.

Desse modo, o site passa a ser um Hub de Negócios e uma ferramenta chave na criação do nosso Funil de Vendas.

Criar um Site por conta própria ou contratar uma agência?

como criar um site para minha empresa

Um empresário focado no próprio negócio, geralmente contrata uma agência de marketing digital, ou uma agência de criação de sites.

No entanto, alguns estão começando do zero e buscam saber como podem criar seus próprios sites, sem ter que contratar.

Vale dizer que, se você pensar fora da caixa, não vai achar que está gastando o que poderia ser poupado.

Além disso, certamente você poderá conseguir resultados efetivos mais rapidamente.

Portanto, você precisa definir se vai investir seu precioso tempo na criação de um site, ou se vai passar essa missão para quem é especialista.

Criar Sites com a M3 Marketing Digital

A M3 Marketing Digital trabalha criando sites altamente conversíveis, ou seja, aqueles que geram mais resultados efetivamente.

Criamos o que chamamos de Inbound Sites, que são sites que vão além de um design atraente, sites que criam ativos para o negócio.

Agora, você precisa ter cuidado na hora de contratar, para não ter que perder mais tempo ainda resolvendo problemas.

Entretanto, achamos que há mercado para todos, e que o objetivo deveria ser sempre o sucesso do cliente, acima de qualquer coisa.

Sabemos que nossos preços não são os mais baixos do mercado, mas preço não tem a ver com valor, você sabe disso.

Mas, a verdade é que atendemos muitos clientes que chegam até nós depois que perderam seu investimento, seu tempo, sua calma e por aí vai.

Não queremos colocar medo em você, só queremos que você tome as melhores decisões e nossa missão é educá-lo sempre.

Faça um Orçamento sem compromisso conosco, teremos prazer em conhecer os objetivos do seu negócio!

Veja também: 7 razões para contratar uma agência

A verdade sobre a Criação de Sites

Criação de Sites

Temos que ser sinceros aqui, Criar um Site para sua Empresa não é impossível, na verdade, é o contrário disso.

Assim, você vai encontrar diversos programas para desenvolver sites, sistemas online para criação de sites e até ótimas plataformas gratuitas.

Além disso, hoje em dia é fácil encontrar tutoriais no Youtube sobre como desenvolver um site passo a passo.

Criar um Site é como criar uma ferramenta, na verdade é exatamente isso, o resultado esperado vai depender da qualidade da ferramenta, e também de como esta ferramenta será utilizada.

Nós temos um material que vai te dar as diretrizes básicas para a criação de sites para empresas – Aqui está nosso Guia Rápido de Criação de Sites!

Mas, para que você tenha uma ideia do que vai precisar fazer na hora de criar um site, aqui estão algumas das coisas que nós fazemos para cada projeto de site que desenvolvemos:

Passo #1. Antes de Criar um Site para minha Empresa…

Exitem basicamente duas coisas que eu devo me preocupar antes de começar a criar um site para minha empresa:

  1. Registrar um Domínio e
  2. Contratar um Servidor de Hospedagem.

Registrando um Domínio

Registre um Domínio

Registrar um Domínio para o meu site é um dos passos mais importantes que eu tenho que dar para a criação de um site para minha empresa.

Portanto, nome de domínio (ou simplesmente domínio), é simplesmente o endereço do seu site na internet.

Esse domínio é composto de um nome e uma extensão (TLDs) (.com, .com.br, .net, etc).

Assim, escolher o melhor domínio para o seu site também é fundamental para sua estratégia de marketing digital.

Já foi o tempo em que era fator decisivo para o sucesso, mas ainda tem uma importância muito grande na criação do site.

Há basicamente duas principais estratégias para registrar um bom domínio para o seu site, vejamos a seguir:

Imagine uma loja que vende vestidos para noivas que se chama Bel Noivas

Você registra um nome de domínio para sua marca
Por exemplo: www.belnoivas.com.br
Ou, você registra um domínio para sua palavra-chave ou nicho
Por exemplo: www.vestidosparanoivas.com.br

Inclusive, muita gente não sabe, mas você pode ter um único site com diversos domínios apontando para ele.

Desse modo, você pode ter vários domínios que, quando acessados, carregaram o mesmo site.

Este domínio pode ser registrado com uma extensão internacional (.com) ou nacional (.com.br).

Além disso, existem diversas extensões, inclusive para algumas áreas específicas, assim como “.arq” para Arquitetura, por exemplo.

Geralmente, terão um custo anual baixo, algo em torno de R$40 – R$100 para a maioria dos casos.

Contratando uma Hospedagem

Contrate uma Hospedagem

A Hospedagem é o “local virtual” (servidor) onde seu site – os arquivos do site – ficará armazenado.

Inclusive, serviços como contas de e-mails são oferecidos por estes provedores de hospedagem, na maioria dos casos, de forma ilimitada.

Nós oferecemos hospedagens aos nosso melhores clientes, mas aqui está uma lista de provedores de hospedagem!

Algumas empresas de hospedagem vão oferecer um domínio grátis, mas geralmente você terá que informar o domínio que registrou na hora de contratar uma hospedagem.

A hospedagem de sites geralmente tem custos mensais, que podem variar de R$30 a mais de R$1000 reais por mês.

Contudo, o custo associado vai depender do quanto de recursos do servidor seu site precisa.

Estes recursos geralmente estão relacionados ao tráfego do site e, consequentemente, o processamento que isso exige.

No geral, você começa com planos mais baratos e vai aumentando (upgrade) à medida que seu site cresce e recebe mais tráfego de visitantes.

Passo #2. Escolha a Melhor Plataforma – WordPress

Escolha a Melhor Plataforma - WordPress

Os servidores de hospedagem oferecem um painel de controle, de onde é possível você instalar uma plataforma para a criação de sites rapidamente.

Desse modo, geralmente contém diversas plataformas, pelo menos as principais.

Quando digo plataforma, geralmente é um CMS (Content Management System) – Um gerenciador de conteúdo, que você vai utilizar para criar o seu site.

Assim, basta escolher um CMS e instalar, sendo o WordPress o mais utilizado atualmente, com mais da metade dos sites online.

No entanto, ao contrário do que alguns pensam – que é para criar blogs apenas – pode ajudá-lo a criar um site profissional, um site totalmente personalizado.

Além disso, é fácil também encontrar no mercado soluções e desenvolvedores para WordPress, bem como recursos que podem ajudar a customizá-lo para suas necessidades.

Aqui na M3 Marketing Digital, 99% dos nosso projetos de sites são feitos com base no WordPress.

Um pequeno alerta!

Alerta sobre criação de sites

Se alguém, ou alguma empresa falar que tem um CMS próprio ou que você não precisa de um, analise bem a situação.

Isto porque, na maioria dos casos é necessário um CMS, ainda mais em se tratando de uma estratégia de marketing digital.

Além disso, se for o caso de oferecerem um CMS próprio, cuidado para não ficar amarrado, fora outros problemas sérios.

Até aqui é como criar um site gratuito, desconsiderando-se o registro e hospedagem, apesar de você encontrar hospedagens gratuitas, que oferecem um subdomínio.

Mas, tenho certeza que você não quer criar site grátis, estamos falando do seu negócio, não é mesmo?

#3. Como Criar um Site Personalizado?

Criar um Site Personalizado

Quando você instala o WordPress, ele terá um visual (Layout) padrão, que pode ser personalizado sim.

No entanto, a criação de sites personalizados é possível fazendo uso do que chamamos de Temas para WordPress.

Portanto, basta escolher um dos milhares de temas gratuitos ou pagos disponíveis na internet, e depois de instalar e ativar, configurá-lo.

Além disso, você pode contratar alguém apenas para desenvolver algo mais exclusivo, mas que terá um custo maior é claro.

Crie Sites Responsivos

Crie Sites Responsivos

A criação de site responsivo, ou com design responsivo, é uma obrigação na hora de desenvolver o site.

Além disso, o Google vai lhe penalizar (Veja Aqui), se você desconsiderar potenciais clientes que vão acessar seu site de um dispositivo móvel.

Responsive Web Design (RWD) ou Design Responsivo, é quando o seu site é capaz de adaptar o layout para qualquer dispositivo que esteja acessando-o.

Depois disso, teste se seu site é “Mobile-Friendly”, ou seja, amigável à dispositivos móveis.

Você pode usar a ferramenta de Teste de Compatibilidade com dispositivos móveis do Google.

Contudo, a maioria dos temas para WordPress são responsivos, mas você deve testá-los antes de comprá-los ou instalá-los.

Desse modo, você consegue ver se o layout do site mantém boa usabilidade e navegabilidade para o usuário.

#4. Potencialize seu Site

Optando pelo WordPress, ou até pelos principais CMSs como Joomla e Drupal, você terá diversos recursos gratuitos e pagos.

Instale Alguns Plugins

Assim, temos os Plugins, que são “trechos de códigos” que podem ser instalados facilmente no seu site e que vão adicionar funcionalidades.

Aqui estão algumas funcionalidades de plugins:

  • Formulários,
  • Galerias de Fotos,
  • Botões de compartilhamento social,
  • Sistema completo de e-Commerce,
  • Entre outras.

Portanto, existe uma diversidade gigantesca de plugins gratuitos no diretório oficial do WordPress, atualmente mais de 30.000 plugins, totalmente gratuitos.

Além disso, há também os plugins pagos, também chamados de Premium, que podem ser ainda melhores.

Integre ao Google Analytics

Como você poderá analisar se a criação do site da empresa está gerando resultados?

Existem diversas formas, uma delas é acompanhar todas as estatísticas através de uma excelente ferramenta gratuita de análise do Google chamada de Google Analytics.

Assim, basta ter uma conta Google – crie uma conta no Google (Gmail), caso ainda não tenha – e depois fazer login no Google Analytics.

Em seguida, basta adicionar seu site para obter o que chamamos de código de acompanhamento, que deverá ser instalado no site.

Inclusive, existem plugins que facilitam a inserção deste código do Google Analytics no seu site.

Integre ao GSC

Google Search Console (GSC) ou o antigo Google Webmasters Tools (GWT)Ferramentas para Webmasters do Google – permite cadastrar seu site para obter outras análises e considerações do Google.

Portanto, isso vai ajudar bastante, oferecendo informações precisas do que você deve fazer para melhorar sua classificação (ranking) no Google.

Se for negócio local… Insira o Google Maps

Sendo sua empresa um negócio Local, você deve inserir sua empresa nas ferramentas disponíveis, por exemplo, Google My Business.

Assim, também recomendamos que você faça algum tipo de integração com o Google Maps no seu site, isso irá facilitar a localização do seu estabelecimento pelo cliente.

Além disso, também existem também diversos plugins que vão ajudar a integrar os Mapas do Google no seu site.

Adicione Compartilhamento Social

Como falei anteriormente, com um simples plugin você poderá integrar seu site com as mídias sociais, o que considero fundamental hoje em dia.

Claramente, as Mídias Sociais são geradoras incríveis de tráfego, além de aproximarem sua empresa de seus clientes.

Desse modo, você deve inserir botões de compartilhamento social para facilitar o compartilhamento do seu conteúdo nas redes.

Passo #5. Gere mais resultados ainda

Como turbinar os resultados na criação do site da minha empresa?

Como criar um site para minha empresa pode significar gerar mais negócios, mais clientes e mais vendas?

Existe uma metodologia de marketing digital, que citamos no inicio, chamada de Inbound Marketing.

Essa é a metodologia que nós utilizamos na M3 Marketing Digital e que oferecemos aos nossos clientes – que visa ganhar o interesse das pessoas sem comprá-lo. 

Esse conceito, se concentra no Marketing de Conteúdo, Otimização para Motores de Busca (SEO), E-mail Marketing, Automação de Marketing, Analytics e outras ferramentas de marketing digital.

Mas então, como você pode começar a construir resultados melhores para o seu site? Aqui estão as principais táticas:

1. Crie um Recompensa Digital

Crie um conteúdo útil, relevante para o seu público e, preferencialmente, gratuito – chamamos isso de Isca Digital, Recompensa Digital ou simplesmente Oferta.

Este conteúdo pode ser em qualquer tipo de formato, como eBooks, White Papers, Vídeos, Documentos, Planilhas, Relatórios, etc.

Depois de produzir este conteúdo para seu público-alvo (Buyer Persona), você deve oferecê-lo em troca do e-mail do seu visitante.

Tendo o e-mail da pessoa – a melhor forma de obtê-lo é mesmo oferecendo algo de valor em troca – você poderá se relacionar com ela.

Assim, você aumenta suas chances de vendas futuras, ao passo que você diminui sua dependência das outras fontes de tráfego.

2. Integre a um Autoresponder

Como você vai capturar e armazenar este e-mail do visitante?

Usando um serviço de e-mail marketing, também chamado de Autoresponder.

Geralmente é uma plataforma paga (geralmente oferece um plano básico gratuito), que vai armazenar estes e-mails.

Desse modo, você vai começar a construir seu relacionamento com sua lista.

3. Turbine o tráfego

Uma excelente forma de gerar um bom tráfego inicial, é comprando tráfego, ou comprando mídia, como chamamos.

Isso porque seu site é novo e ainda pode não ter conseguido vencer a concorrência por posições mais dignas no Google

Comprar tráfego é criar campanhas de anúncios, ou links patrocinados, que vão apontar para seus links.

Sugiro que você não crie anúncios que apontem para a página inicial do seu site, como muitos fazem, mas sim, ofereça sua recompensa digital.

Desta forma, você terá um bom incentivo ao clique, e que estará em uma página do site que pode ser chamada de Página de Destino (Landing Page), integrado ao seu Autoresponder.

Conclusão

Concentre-se no seu Negócio

Concluindo…

Eu sei que começou tranquilo mas depois pode ter ficado meio confuso ou mais complexa essa questão de como criar um site para a empresa.

No entanto, a questão é que criar um site pode ser simples, mas ao mesmo tempo pode se tornar uma tarefa complexa.

Assim, personalizá-lo e usar elementos que garantirão o retorno que você precisa e espera, pode exigir um pouco mais de habilidade técnica.

Agora, se você não tiver esse conhecimento mais aprofundado, terá duas importantes decisões a tomar:

  1. Invista mais tempo para aprender o que é necessário para fazer o site da sua empresa, ou
  2. Contrate a M3 Marketing Digital para cuidar de tudo.

Acreditamos que você seja plenamente capaz de criar um site até profissional e bem personalizado, otimizado para o Google.

Entretanto, achamos muito mais inteligente manter-se focado no negócio e entregar a tarefa a quem é especialista.

Uma agência pode também desenvolver a melhor campanha de marketing digital para seu negócio, começando com a criação do site.

Assim, deixamos nesse conteúdo as principais considerações sobre a criação de site, e de um bom site.

Portanto, seguindo essas dicas, você segue as melhores práticas, recomendadas pelo Google, e pode decidir a sua melhor estratégia.

Esperamos ter ajudado com estas informações, mas se precisar de mais informações sobre criação de sites, aqui estão alguns outros conteúdos:

Não deixe de comentar abaixo com suas dúvidas e pensamentos sobre este assunto e teremos o imenso prazer de responder.

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2 respostas

  1. Eu trabalho como marketing multinivel,se eu usar o nome da minha empresa para o meu site,terá algum problema?

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