• Home / Criação de Sites / Como Criar um…
Como Criar um Site em Joomla

Como Criar um Site em Joomla

Vou mostrar a você neste artigo, como criar um site em Joomla do zero. Apesar de não ser a melhor opção de CMS para maioria dos casos, ainda sim é uma excelente plataforma para criação de sites dinâmicos. Mas, antes disso, deixa eu te contar por que eu decidi um dia usar o Joomla.

Durante alguns anos, eu apenas desenvolvia sites utilizando um gerenciador de conteúdo (CMS) que havia criado quase do zero. Este CMS próprio atendia bem às minhas necessidades e também às dos meus clientes. Era possível gerenciar intuitivamente, e sem conhecimento técnico algum, todo conteúdo do site. O que acontecia com certa frequência, era que alguns clientes tinham necessidades específicas e sempre havia a necessidade de criar “módulos” neste sistema. Isso de certa forma acaba elevando o preço do site.

Valorizando o Cliente

Então, foi assim durante alguns anos, até que um comentário de um cliente me fez repensar minha estratégia. Este cliente falou que havia conhecido o Joomla e, pelo que ele havia visto, o CMS entregava tudo o que ele precisava e “pior” sem custo. Então, como continuar tentando empurrar um CMS próprio quando existem diversos outros disponíveis, e melhor, open-source.

Claro, o Joomla facilitaria demais o desenvolvimento e quase toda necessidade dos meus cliente era atendida com alguma extensão já criada e disponível na internet, na maioria das vezes gratuitamente. Assim, resolvi parar de oferecer a criação de sites com CMS próprio e passei a criar sites em Joomla, otimizando tempo e recursos, do cliente e meus também.

Foi uma medida bem inteligente, eu acho. Pois, como concorrer com uma comunidade inteira de desenvolvedores e com um sistema incrível e gratuito?

Depois de me especializar e até ensinar ensinar pessoas como criar sites em Joomla, resolvi que era a hora de experimentar outras plataformas, e nesta jornada, encontrei e me apaixonei profundamente pelo WordPress. Tanto que 95% dos sites que desenvolvo atualmente são criados com WordPress.

Resolvi contar esta história pois vejo que, até hoje em dia, existem muitos no mercado que oferecem plataformas CMS próprias dizendo que são melhores por isso e por aqui. Enfim, se eu fosse dar um conselho, opte por um CMS open-source. É mais fácil de resolver problemas, de encontrar desenvolvedores, encontrar extensões e plugins e o custo, geralmente, é menor, ou deveria ser.

Mas deixa eu mostrar a você o que prometi no título…

Apresentando o Joomla

O Joomla é um dos principais CMS de código aberto, ao lado do Drupal e WordPress. Ele foi criado em 2005, a partir de outro sistema chamado Mambo. Ele é desenvolvido em PHP e utiliza o banco de dados MySQL. Os números são bem oscilantes mas ele ainda continua sendo um sistema de gerenciamento de conteúdo bem popular.

Popularidade das Plataformas CMS

Se não me engano, o Joomla foi o primeiro CMS a ser completamente responsivo para o usuário (Frontend) e para o Administrador (Backend). Isso porque a equipe de desenvolvimento resolveu adotar o Bootstrap Framework.

O processo de instalação também é bem fácil e rápido, e você já obtém alguns modelos de sites para escolher. Assim, em poucos minutos você vai criar um site em Joomla.

O primeiro site que você deve acessar é o http://joomla.org/3/pt-BR/. Aqui você vai encontrar mais informações sobre o Joomla e até um Vídeo de apresentação do CMS.

Joomla

Ainda, se você quiser fazer um Test-Drive antes de criar um site em Joomla no seu próprio servidor, pode acessar a seção de demonstração do Joomla, clicando no botão laranja “Demo”.

Joomla  Demo

Mas, como vou mostrar para você como instalar o Joomla, você precisa baixar a última versão, clicando o botão verde “Download”. Enquanto escrevo este post, o Joomla está na versão 3.4.1. Basta clicar no botão verde se estiver no site do Joomla ou na imagem abaixo:

Download Joomla

Instalando o Joomla

Eu já mostrei a você um guia rápido de como criar um site facilmente, e para criar um site em Joomla não vai ser diferente. Você vai precisar ter registrado um domínio e ter contratado um provedor de hospedagem.

Assim como outros CMS, você provavelmente poderá instalar com poucos cliques através do painel de controle de hospedagem, utilizando sistemas conhecidos como “1-Click Install”. Mas, para este artigo, vou fazer pelo “modo mais difícil” e mostrar a você como instalar o Joomla manualmente. Isso não deve levar mais de 20 minutos, ok?

Então, estou contando que você já registrou um domínio e já configurou-o para sua conta de hospedagem. Você também já baixou a última versão do Joomla, que deve ser um arquivo zipado com um nome tipo Joomla_X.X.X-Stable-Full_Package.zip, certo? Você vai extrair este arquivo para uma pasta do seu computador para depois enviar para o seu servidor de hospedagem. Você deverá usar um cliente FTP para subir os arquivos, como o Filezilla.

Depois que enviar todos os arquivos, você precisa acessar a URL para onde enviou os arquivos do Joomla e iniciar o processo de instalação. Esta é a primeira das três etapas da instalação do Joomla. Não esqueça de selecionar corretamente o idioma e preencher corretamente o formulário de instalação, especialmente os dados corretos do administrador (Nota: não use admin como nome de usuário, ok?). Em seguida, você vai clicar no botão para avançar.

Você pode até usar o PostgreSQL, mas é mais comum e recomendável você utilizar o MySQL, especialmente se você é iniciante. Bem, a diferença entre esses tipos de banco de dados foge ao contexto desse artigo, mas você pode encontrar alguns artigos falando disso na internet.

Você deve criar um banco dados no servidor e, em seguida, informar esses dados nesta tela. O Joomla deve fornecer automaticamente um prefixo para as tabelas, por medidas de segurança. Em seguida, você vai clicar no botão para avançar.

A última tela da instalação vai permitir a você escolher a inserção de conteúdo demonstrativo. Isso pode ser útil inicialmente, para você definir algumas coisas do layout do site, mas é opcional.

Na mesma tela, você poderá revisar as informações da instalação do Joomla. Você também poderá ver se seu servidor cumpre os requisitos da instalação do Joomla. Se tudo estiver correto, você deverá saber.

Clicando no botão para Instalar propriamente, você verá uma barra de progresso seguida de uma tela de sucesso da instalação.

Por razões de segurança você deve remover a pasta de instalação do Joomla e nesta tela você poderá clicar no botão que fará isso automaticamente.

Agora sim, o seu novo site em Joomla foi instalado e finalizado todo processo de instalação. Clique nos botões abaixo para visitar a frente do site ou o painel de administração.

Conclusão

Apesar de particularmente preferir o WordPress, o Joomla é um excelente CMS e vejo sites muito bons criados com Joomla. Há mais de 9.000 extensões que podem melhorar bastante o site, adicionando novas funcionalidades. Para encontrá-las o principal local é em http://extensions.joomla.org.

Se você quiser ter mais detalhes sobre o CMS Joomla, poderá encontrar na Documentação Oficial.

Se você quer criar um site em Joomla por algum motivo específico, mas precisa de ajuda profissional, podemos ajudar. Solicite uma Consultoria Gratuita, e receba dicas de um especialista em Joomla.

Espero que este artigo tenha ajudado você a criar um site em Joomla. Qualquer dúvida, sugestão ou consideração, escreva nos comentários abaixo.

Te vejo no próximo post,

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *