Inbound Marketing trata-se de criar uma estratégia eficaz de marketing – se é que você tem uma – para atrair, gerar e encantar clientes.
Os métodos tradicionais de marketing (Outbound Marketing), como a compra de anúncios, compra de listas de e-mails, não são tão eficazes.
Portanto, diferentemente do Outbound Marketing, no Inbound Marketing, não é preciso disputar a atenção de seus clientes em potencial.
Antes, tínhamos o famoso “marketing da esperança“; torcendo para conseguir gerar leads, clientes, vender mais.
Em contrapartida, o Marketing de Atração, concentra-se na criação de conteúdo de qualidade, que atrai as pessoas certas para sua empresa e seu produto.
Assim, ao criar conteúdos específicos para atender aos problemas e as necessidades dos seus clientes ideais, você atrai prospects qualificados e constrói confiança e credibilidade para sua empresa.
Desse modo, ao gerar conteúdo que interessa ao seu público-alvo, você naturalmente atrai tráfego, que pode ser então convertido.
Conversão significa atingir objetivos, por exemplo gerar novos clientes e divulgadores da sua marca ao longo do tempo.
No entanto, vale dizer, você não precisa – e não deve – abrir mão totalmente do Outbound Marketing, apenas mudar um pouco de foco.
Inbound Marketing e Outbound Marketing devem coexistir, convergir, tornarem-se impulsionadores de resultados.
O que é Inbound Marketing?
O Inbound Marketing é apenas uma parte de um movimento maior no mundo dos negócios – Esse movimento é o Inbound.
Inbound é um Método de Atrair, Envolver e Encantar Pessoas a fim de alavancar uma empresa que ofereça valor e construir confiança.
Essa é a base do Marketing: explorar, criar e entregar valor, bem como criar relacionamentos, para satisfazer as necessidades do mercado.
Assim, o inbound é um jeito melhor de estabelecer e promover negócios, de vender e de atender aos clientes.
Quando “bom para o cliente” significa “bom para os negócios”, pode ser mais fácil expandir a sua empresa no longo prazo.
Se fossemos resumir em uma frase o que é Inbound Marketing seria:
“Inbound Marketing pode ser considerado qualquer estratégia de marketing que se baseia em ganhar o interesse das pessoas ao invés de comprá-lo.”
Quem difundiu esta terminologia foi a HubSpot, que também criou uma metodologia específica inicialmente baseada em quatro ações:
- Atrair
- Converter
- Fechar
- Encantar
Desse modo, a intenção era obter visitantes, convertê-los em leads, transformá-los em clientes, em seguida, divulgadores da marca.
Segundo a Hubspot a intenção do Inbound Marketing é a seguinte:
Criar experiências de valor, que causem um impacto positivo nas pessoas e nos seus negócios.
E como fazer o Marketing de Atração?
- Atraia prospects e clientes para o seu site e blog com conteúdo útil e relevante;
- Quando eles chegarem, envolva-os com ferramentas de diálogo, como e-mail e bate-papo, com a promessa de valor contínuo;
- Por fim, encante-os por ser um consultor e especialista que tem uma postura sempre empática.
Ajuda na Criação da Estratégia Inbound
Inbound Marketing é uma metodologia poderosa para impulsionar seu negócio, e não falamos apenas do online.
Ela é simples de entender porque envolve atualmente apenas três estágios que vamos falar a seguir.
No entanto, dá trabalho montar a estrutura e executar as ações de forma eficaz para atingir os objetivos do seu negócio – basta acompanhar esse post para perceber isso.
Então, se você quiser uma agência especialista em Inbound Marketing que vai entender seus desafios e trabalhar em prol dos seus objetivos, preencha o formulário abaixo:
Continuando…
Atualmente, defendemos, assim como a Hubspot, três estágios para a metodologia Inbound: Atrair, Envolver e Encantar.
Do ponto de vista comercial, o Inbound Marketing representa a expansão dos negócios, já que clientes satisfeitos impulsionam o crescimento.
Assim, eles voltam a comprar com você e trazem novos clientes com a divulgação do seu produto na rede de contatos deles.
Compartilhar é a palavra de ordem hoje em dia, e Inbound Marketing é sobre a criação e compartilhamento de conteúdo.
Desse modo, criando conteúdo relevante, você atrai clientes qualificados para o seu negócio, que continuam voltando para receber mais.
Alavancando seus Negócios
Com o passar do tempo o comportamento do consumidor mudou, gerando o que chamamos de Consumidor 2.0, numa nova Jornada de Compra.
A forma como as pessoas se comunicam e o que elas esperam da sua empresa mudou radicalmente nos últimos anos.
Em sua estratégia de marketing, seu objetivo agora deve ser atrair novos prospects, envolvê-los e encantá-los, um a um.
Além disso, você precisa que sua equipe de marketing, vendas e atendimento trabalhem juntas para manter a roda girando.
Dá trabalho, mas o Inobund Marekting, se bem trabalhado, além de facilitar sua vida, ajuda na expansão dos negócios.
Funil de Vendas vs. Inbound Marketing
Existe um conceito chamado Funil de Vendas, que casa muito bem com a metodologia Inbound Marketing, já que foca na Jornada de Compra.
Há muitos tipos de funil: de Vendas, de Conversão, AIDA (imagem acima), etc.
Mas, todos eles trabalham a ideia de que existe um processo que vai do desconhecido ao divulgador da marca, do consumidor menos consciente ao mais consciente.
A seguir vamos entender os três pilares do Inbound Marketing e as principais ferramentas que podemos usara para maximizar resultados.
Os 3 Estágios do Inbound Marketing
ATRAIR
Mais do que simples visitantes no seu site, você quer ATRAIR pessoas que tenham mais probabilidade de se tornarem leads e clientes satisfeitos.
Dessa forma, você precisa atrair as pessoas certas, com o conteúdo certo, no momento oportuno, quando estiverem procurando.
O objetivo principal é construir autoridade e se posicionar melhor nos mecanismos de busca (Google, Bing, etc) para os assuntos que mais interessam seu prospects.
Principais Ferramentas de Atração:
- Landing Pages
- Campanhas de Anúncios
- SEO
- Mídias Sociais
- Marketing de Conteúdo
ENVOLVER
Use conversas para criar relacionamentos duradouros com prospects nos canais que eles usam: e-mails, bate-papos, redes, etc.
Geralmente aqui é fundamental o uso de ferramentas de e-mail, bots, bate-papo ao vivo e aplicativos de mensagens, automação, etc.
Assim, a ideia é coletar informações para personalizar a experiência do usuário, em toda sua jornada de compra.
Principais Ferramentas de Envolvimento:
- E-mail Marketing
- Gerenciamento e Nutrição de Leads
- Bots de Conversas
- Automação de Marketing
ENCANTAR
Outro ponto importante da nossa estratégia de Inbound, é apresentar sempre as informações certas às pessoas certas, no momento certo.
Você deve encantar seus clientes e prospects, criando conteúdos marcantes que eles compartilharão com sua comunidade.
Principais Ferramentas de Encantamento:
- Marketing de Conteúdo
- E-mail Marketing
- Automação de Marketing
- Analytics
Algumas considerações no uso das Ferramentas
Criação de Conteúdo + Distribuição
Crie conteúdo direcionado que responde as perguntas e necessidades básicas de seus prospects e clientes, em seguida, compartilhar esse conteúdo por toda parte.
Ciclo de Vida ou Ciclo de Compra
Os divulgadores da sua marca não surgem do nada: eles começam como estranhos, em seguida, se tornam visitantes, contatos e clientes.
Portanto, ações e ferramentas de marketing específicas ajudam a transformar esses estranhos em divulgadores.
Personalização
Você sempre deve trabalhar o seu conteúdo para os desejos e necessidades das pessoas certas, no momento e lugares certos.
Aprendendo mais sobre seus leads, você pode personalizar melhor as suas mensagens às suas necessidades específicas.
Multi-canal
Inbound Marketing é multi-canal por natureza, porque aproxima sua empresa das pessoas nos canais onde elas querem interagir com você.
Integração
Criação de conteúdo, edição e ferramentas de análise trabalham todas juntas como uma máquina eficiente de resultados.
Assim, você tem suporte para que se concentre em publicar o conteúdo certo, no lugar certo e na hora certa.
Mais Ferramentas Poderosas
Marketing de Conteúdo
Inbound Marketing começa com conteúdo, portanto, um blog é uma excelente forma de atrair novos visitantes ao seu site.
Assim, a fim de ser encontrado pelos potenciais clientes certos, você cria conteúdos úteis educativos que responde às suas perguntas.
Atualmente o tipo de conteúdo mais eficaz é o Conteúdo Visual – Vídeos e imagens – mas conteúdo em texto é muito importante.
Otimização para Mecanismos de Pesquisa (SEO)
Geralemente, seus prospects começam o seu processo de compra online, usando um buscador (maioria das vezes o Google) para encontrar algo que eles têm dúvidas a respeito.
Então, você precisa ter certeza de que você está aparecendo com destaque, quando e onde esta pessoa procurar.
Para fazer isso, você precisa cuidadosamente, escolher analiticamente palavras-chave, otimizar suas páginas.
Além disso, deve criar conteúdo e construir links em torno dos termos que seus compradores ideais estejam procurando.
Páginas do Site
As páginas do site são sua “frente de loja digital”, devendo-se colocar o seu melhor na frente dela!
Portanto, otimize seu site para apelar aos seus compradores ideais com os conteúdos úteis para atrair as pessoas certas.
Veja: Como Criar um Site para Minha Empresa em 5 Passos
Publicação Social
Estratégias bem sucedidas de Inbound Marketing se baseiam em criar autoridade, gerar valor e relacionamentos.
Assim, a publicação social permite compartilhar informações valiosas, interagir com os seus clientes potenciais, e colocar um rosto sobre a sua marca.
Desse modo, é importantíssimo interagir nas redes sociais onde seus compradores ideais passam o seu tempo.
Formulários
Geralmente, para que os visitantes se tornem leads, eles devem preencher um formulário e inserir as suas informações (minimamente o e-mail).
Dessa maneira, otimize seu formulário para tornar esta etapa do processo de conversão tão fácil quanto possível.
Chamadas à Ação (CTAs – Call-to-Actions)
Chamadas à ação são botões ou links que incentivam os visitantes a tomarem ações, como “Baixar um eBook” ou “Participar de um Webinário”.
Contudo, se você não tiver chamadas à ação suficientes ou se suas chamadas à ação não forem atraentes o suficiente, você não vai gerar leads.
Páginas de Destino (Landing Pages)
Quando um visitante do site clica em uma chamada à ação (CTA), deve então ser enviado para uma página de destino.
A página de destino ou também página de captura, é a página onde a oferta (isca/recompensa digital) será requisitada.
Além disso, é onde o prospect submete informações que sua equipe de vendas pode usar para iniciar uma conversa com eles.
Quando um visitante, preenche um formulário em uma página de destino, pela primeira vez, se torna um lead, um contato.
Contatos
Mantenha o controle dos leads que você está convertendo em um banco de dados centralizado de marketing.
Assim, ter todos os seus dados em um único lugar ajuda a dar sentido a cada interação que você teve com seus contatos.
Essas interações se dão através de e-mail, página de destino, mídia social, ou de outra forma relacionada.
Assim, você deve otimizar suas interações futuras para atrair de forma mais eficaz, atrair, engajar e encantar suas Buyer Personas.
CRM
Acompanhe os detalhes sobre todos os contatos, empresas e promoções, e facilmente entre em contato com os prospects certas no momento certo.
Customer Relationship Management (CRM) facilita as vendas, certificando-se de ter a informação na ponta dos dedos para melhor se envolver com potenciais clientes em todos os canais.
Analytics & Relatórios
- Como você sabe quais esforços de marketing estão trazendo os melhores leads?
- Sua equipe de vendas é a melhor maneira de fechar efetivamente os prospects em clientes?
Para isso, use algumas ferramentas que permitam analisar o quão bem suas equipes de marketing e vendas estão jogando juntas.
E-mail Marketing
O que você faz se um visitante… Clica em uma CTA; Preenche um formulário em sua página de destino; ou baixa seu eBook; mas ainda não está pronto para se tornar um cliente?
Você pode enviar uma série de e-mails com conteúdo útil e relevante para construir a confiança neles e ajudá-los a tornarem-se compradores.
Automação de Marketing
Este processo envolve a criação de e-mail marketing e nutrição de leads adaptados às necessidades do ciclo de vida e estágio de cada lead.
Por exemplo, se um visitante baixou um eBook sobre um determinado tópico, você pode enviar uma série de e-mails relacionados.
Contudo, você pode querer personalizar a mensagem de marketing de acordo com determinadas ações do usuário.
Assim, usamos ferramentas para tornar tudo isso o mais automatizado possível.
Pesquisas
A melhor maneira de descobrir o que os usuários querem é perguntando-lhes.
Assim, use feedback e pesquisas para garantir que você está oferecendo aos clientes o que eles estão procurando.
Gestão de Mídia Social
Acompanhe as conversas sociais que lhe importam mais – Isso é vital para sobrevivência do seu negócio hoje em dia.
Além disso, veja as perguntas dos seus clientes, comentários, curtidas, etc – e alcance-os com conteúdo relevante.
Conclusão
Você deve adotar imediatamente a metodologia Inbound Marketing se quiser causar um impacto positivo nas pessoas e nos seus negócios.
Assim, o processo começa atraindo prospects e clientes para seu site ou blog, utilizando conteúdo útil e relevante.
Quando eles chegarem ao seu site, você deve envolvê-los com ferramentas que possibilitam conversas, como e-mail e bate-papo.
Além disso, o foco deve ser na promessa de valor contínuo para encantá-los, tendo sempre uma postura empática.
Você nunca deve fazer somente Outbound Marketing, tendo que disputar a atenção de seus clientes em potencial, nadando em um “Oceano Vermelho”.
Contudo, deve criar conteúdos específicos para atender aos problemas e as necessidades dos seus clientes ideais (personas).
Desse modo, você atrai prospects qualificados e constrói autoridade -confiança, credibilidade – para seu negócio na internet.
Essa nova metodologia de marketing reconhece que o Inbound Marketing não simplesmente acontece, você o faz.
E você faz isso usando ferramentas e aplicativos que ajudam a criar e distribuir conteúdo que vai apelar justamente para as pessoas certas (suas buyer personas) nos lugares certos (canais), apenas nos momentos certos (fases do ciclo de compra).
Boa sorte!